Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia vai construir nave para enviar turistas ao espaço

A nave que vai ser desenvolvida poderá atingir uma altura de 200 quilômetros, permitindo assim oferecer aos turistas vários minutos sem gravidade

Rússia vai construir nave para enviar turistas ao espaço
Notícias ao Minuto Brasil

11:57 - 04/03/16 por Noticias ao Minuto

Tech Turismo

A agência espacial russa Roscosmos vai construir uma nave que será exclusivamente utilizada para enviar turistas ao espaço, anunciou hoje a KosmoKurs, empresa responsável pela gestão dos futuros voos de turismo espacial.

A nave que vai ser desenvolvida poderá atingir uma altura de 200 quilômetros, permitindo assim oferecer aos turistas vários minutos sem gravidade.

A KosmoKurs espera lançar em 2020 a primeira nave, com seis turistas a bordo. Cada turista espacial terá de pagar cerca de 900 mil euros, muito menos quando comparado aos R$ 180 mi de euros que foram pagos pelos turistas milionários que já viajaram até à Estação Espacial Internacional (EEI).

"Igor Komarov [líder da Roscosmos] recebeu o projeto com entusiasmo", disse Pavel Pushkin, diretor-geral da KosmoKurs, em declarações aos 'media' russos.

Pushkin explicou que o protocolo assinado entre a agência espacial russa e a KosmoKurs, a primeira empresa russa a apostar no turismo espacial, prevê a planificação do projeto e a construção da nave e de um foguete portador.

Antes de firmar a parceria com a Roscosmos, a empresa abordou os aspectos técnicos do projeto com os principais construtores russos de veículos espaciais.

Neste momento, todos os turistas espaciais viajam a bordo de naves russas Soyuz e têm como único destino a plataforma espacial. Estas viagens são organizadas pela empresa norte-americana Space Adventures.

Tanto a Roscosmos como a agência espacial norte-americana NASA consideram que não existe espaço para turistas curiosos nas plataformas tripuladas. Atualmente, a tripulação da EEI duplicou para seis tripulantes.

A última candidata à viagem turística espacial, a cantora britânica Sarah Brightman, desistiu à última hora da visita à EEI por "motivos familiares" depois de ter superado todos os testes.

Até agora, a EEI "abriu as portas" a sete turistas espaciais: o norte-americano Denis Tito (2001) foi o primeiro a viajar até à estação espacial; a norte-americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher turista espacial (2006), e o canadense Guy Laliberté, fundador da companhia Cirque du Soleil, foi o último a fazer a viagem, em 2009.

Campo obrigatório