• 26 ABRIL 2024

Nasa descobre "mensagem" na superfície de Marte

Nasa descobre "mensagem" na superfície de Marte

00:51 - 13/07/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Planeta vermelho

Uma imagem captada pela Nasa no dia seis de fevereiro deste ano mostrou que cientistas encontraram dunas em Marte parecidas com os traços e pontos que compõem o código Morse. A imagem foi feita por uma câmera a bordo de uma sonda que orbita o planeta vermelho desde 2005.

Segundo a SuperInteressante, a mensagem formada não é uma tentativa de comunicação com os terráqueos. Os pontos e traços, na verdade, foram esculpidos pelo vento, da mesma forma que acontece com as dunas aqui na Terra.

Os cientistas explicaram que os traços são formados por ventos biodirecionais, ou seja, o vento foi soprado em ângulo reto, enquanto os pontos são criados onde há alguma interrupção no processo de desenvolvimento dessas dunas lineares.

Apesar de a pesquisa da Nasa não estar voltada para a comunicação com vidas extraterrestres, Veronica Bray, cientista da agência espacial, ficou curiosa a respeito da mensagem. Segundo Bray, os sinais formam a seguinte frase:

NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!

Fica a critério dos terráqueos se isso é apenas uma formação geológica ou uma mensagem ao nosso planeta.