Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA examina possíveis rachaduras de lama em Marte

Sonda Curiosity Rover encontrou o que pode ser fissuras no solo do planeta vermelho

NASA examina possíveis rachaduras de lama em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

22:36 - 17/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Planeta vermelho

A sonda Curiosity rover, da NASA, encontrou em Marte algumas rochas com fissuras que provavelmente se originaram de rachaduras na lama seca."Fissuras de lama são o cenário mais provável aqui", disse o membro da equipe de ciência da Curiosity, Nathan Stein. Ele é um estudante de pós-graduação na Caltech, em Pasadena, Califórnia, que liderou a investigação de um local chamado "Old Soaker", no Lower Mount Sharp, no planeta vermelho.

Se essa interpretação se mantiver, essas seriam as primeiras fissuras de lama - tecnicamente chamadas fissuras de dessecação - confirmadas pela missão Curiosity. A sonda encontrou evidências de lagos antigos em camadas de rochas mais antigas e mais baixas e também em mudstone mais jovem que está acima de Old Soaker.

"Mesmo à distância, poderíamos ver um padrão de polígonos de quatro e cinco lados que não se parecem com fraturas que vimos anteriormente com Curiosity", disse Stein. "Parece que o que você veria ao lado da estrada onde o terreno enlameado secou e quebrou."A camada rachada se formou há mais de 3 bilhões de anos e foi posteriormente enterrada por outras camadas de sedimentos, todos se tornando rocha estratificada. Mais tarde, a erosão do vento removeu as camadas acima de Old Soaker. O material que tinha enchido as rachaduras resistiu à erosão melhor do que as pedras em torno dele.

Ambos os tipos de material de enchimento de crack foram encontrados em Old Soaker. Isso pode indicar várias gerações de fraturamento: fissuras de lama em primeiro lugar, com sedimento acumulado neles, então um episódio posterior de fratura subterrânea e formação de veias."Os lagos antigos variaram em profundidade e extensão ao longo do tempo, e às vezes desapareceram. Estamos vendo mais evidências de intervalos secos entre o que tinha sido principalmente um registro de lagos de longa duração", disse o cientista Cientista Ashwin Vasavada.Além das fissuras provavelmente devidas à secagem, outros tipos de evidências observadas na área incluem camadas de arenito intercaladas com as camadas de pedras, além da presença de um padrão de camadas chamado de cama cruzada. Este padrão pode se formar onde a água estava fluindo mais vigorosamente perto da costa de um lago. 

Campo obrigatório