Produção de baterias para carros elétricos polui mais que gasolina
Automóveis elétricos emitem menos poluentes e ruídos, mas o impacto ambiental da sua produção é muito superior aos modelos convencionais
© Nissan
Tech Meio Ambiente
Um estudo realizado pelo Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental (IVL) acabou com as esperanças de quem acreditava que os automóveis elétricos seriam a solução para a mobilidade sustentável. O levantamento demonstra que a fabricação das baterias destes modelos tem um impacto ambiental semelhante à utilização de um automóvel a gasolina por vários anos.
Como explica o "Motor 24" com dados do estudo, um automóvel elétrico emite menos poluentes e ruídos, mas o impacto ambiental da sua produção é superior aos modelos convencionais.
A produção de baterias de lítio emite de 150 a 200 kg de dióxido de carbono por cada kWh de energia gerada pela bateria. Isto quer dizer que o veículo da Tesla com bateria de 100 kWh já enviou 15 a 20 toneladas de CO2 para a atmosfera. Um carro a gasolina que emite 120 g/km, e não está na lista dos mais ecológicos, emite a mesma quantidade de dióxido de carbono ao percorrer 125 mil quilômetros.
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