Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Já é possível manobrar um carro a distância apenas usando as chaves?

Sendo conectada via Bluetooth e Wi-fi com o modelo, a peça oferece uma série de funções extras

Já é possível manobrar um carro a distância apenas usando as chaves?
Notícias ao Minuto Brasil

17:25 - 18/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Modernidade

Os carros estão evoluindo cada vez mais. Assim como eles, seus acessórios. As chaves, por exemplo, também deixaram de ser pequenos pedaços de metal esculpidos que abrem e fecham portas para se transformarem em dispositivos eletrônicos cheios de tecnologia e funções surpreendentes.

Em alguns modelos mais premium, as chaves sem contato já não são novidade. Com esse tipo de dispositivo, é possível destravar e abrir as portas com apenas um clique. Isso ocorre em função dos conjunto de módulos, antenas e sensores responsáveis por identificar a presença da chave.

Segundo o site Olhar Digital, cada montadora tem seu próprio projeto, mas a maioria funciona através de rádio frequência. Este novo modelo de chave, no entanto, traz uma tela sensível ao toque. Sendo conectada via Bluetooth e Wi-fi com o modelo, a peça oferece uma série de funções extras, como substitui-la por um aplicativo no celular, afim de controlar praticamente todo o carro.

Modelos mais atuais de chaves inteligentes usam uma nova tecnologia anti-roubo: códigos aleatórios encriptados que mudam a cada comunicação entre o carro e a chave.

Precisaremos nos preocupar se o carro com chave inteligente vai ser roubado facilmente por qualquer hacker? Não é possível saber a resposta desta pergunta ainda, mas com o avanço da tecnologia e a adoção cada vez maior desse dispositivo eletrônico, espera-se que fique cada vez mais complicado para qualquer um tentar desbloquear e abrir o carro alheio, pelo menos eletronicamente.

Campo obrigatório