Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É "preocupante" a recusa de Kiev de negociar com rebeldes

"As autoridades atuais em Kiev têm demonstrado a sua incapacidade em chegar a um acordo" com os separatistas, diz o ministro dos Negócios Estrangeiros russo

É "preocupante" a recusa de Kiev de negociar com rebeldes
Notícias ao Minuto Brasil

13:47 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rússia

A Rússia acusou hoje Kiev de "torpedear" os acordos de paz para o leste da Ucrânia ao excluir os representantes dos rebeldes do processo de resolução do conflito, apelando aos ocidentais para fazerem pressão sobre as autoridades ucranianas.

"A situação é preocupante (...). As autoridades atuais em Kiev têm demonstrado a sua incapacidade em chegar a um acordo" com os separatistas, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

"Há um paradoxo: quanto mais Kiev torpedeia ativamente os acordos de Minsk (...), mais a Rússia é tida como responsável", ironizou, apelando aos países ocidentais para "tomarem as medidas necessárias" para que as autoridades ucranianas "não se descartem das suas responsabilidades".

Segundo Lavrov, a Rússia lamenta que o projeto de reforma constitucional apresentado pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que deverá dar mais autonomia às regiões, não tenha sido feito em concertação com os representantes dos rebeldes separatistas pró-russos.

Os acordos de paz de Minsk 2 concluídos em fevereiro preveem a organização de eleições locais na zona do conflito ucraniano antes do final de 2015, em conformidade com a lei ucraniana e as normas internacionais.

No entanto, o líder da autoproclamada república de Donetsk (DNR), Alexandre Zakharshenko, anunciou na quinta-feira a realização de eleições locais em 18 de outubro, nos territórios sob o seu controle.

Campo obrigatório