Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tese de piloto desorientado ganha força com vídeo

O vídeo divulgado essa quarta-feira (20) que mostra, pela primeira vez, a queda do avião onde Eduardo Campos seguia, reforça a tese dos investigadores de que o piloto, além de cansado, se teria desorientado.

Tese de piloto desorientado ganha força com vídeo
Notícias ao Minuto Brasil

07:37 - 21/08/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Investigação

Com base nas imagens divulgadas ontem, que mostram a aeronave onde seguia o presidenciável do PSB caindo em ângulo acentuado, em alta velocidade e sem qualquer indicação de fumo ou fogo, pode indicar que o acidente pode ter sido causado por uma “desorientação espacial” do piloto, afastando a hipótese de avaria na aeronave.

A Aeronáutica afirmou que só viu as imagens gravadas por uma câmera de segurança de um prédio em construção, a 500 metros do local da queda, quando foram divulgadas pela imprensa e que está ainda analisando o vídeo. Até agora, a entidade atribui a responsabilidade a erro humano, em três hipóteses possíveis.

A primeira e mais provável é, como foi indicado anteriormente pela Folha de São Paulo, “desorientação espacial”, ou seja, o piloto deverá ter perdido noção da distância e posição da aeronave em relação ao chão e agiu erradamente com base nessa má perceção.

A segunda tese associa erro humano a falha mecânica. Neste caso, a Aeronáutica considera a possibilidade do avião ter entrado em “stol”, ou seja, o mau tempo pode ter levado o piloto a reduzir de forma excessiva a velocidade ou, por outro lado, pode ter recolhido os “flaps” antes de atingir a velocidade recomendada pelo fabricante. Isto porque, na altura do acidente, o piloto estava dando a volta para regressar à base aérea por ter falhado a primeira tentativa de pouso.

A terceira e última teoria contempla as duas primeiras. O piloto se poderá ter desorientado depois de entrar em “stol”. A recuperação do avião nestes casos só é possível em altas altitudes, onde há tempo para reagir mas não foi esse o caso, informa a Folha de São Paulo.

Campo obrigatório