Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Anvisa proíbe venda de lotes de 5 marcas de molho e extrato de tomate

Análise detectou presença de pelo de roedor nos produtos. Fabricantes terão de recolher lotes do mercado

Anvisa proíbe venda de lotes de 5 marcas de molho e extrato de tomate
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 29/07/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Análise

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quinta-feira (28) a comercialização de quatro lotes de extrato de tomate das companhias Amorita, Aro, Elefante e Predilecta, além de um lote de molho de tomate tradicional Pomarola.

A agência constatou presença de pelo de roedor nos produtos em quantidade superior à permitida por lei, segundo informações do G1. Agora, os fabricantes terão de retirar os produtos do mercado.

De acordo com texto publicado no Diário Oficial da União de hoje, é proibida a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Amorita, fabricado pela empresa Stella D'Oro, lote L 076 M2P, válido até 01/04/2017. A informação consta na resolução nº 1.995.

A resolução nº 1.996 veta a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Predilecta lote 213 23IE, válido até 03/2017, e também do extrato de tomate da marca Aro, lote 002 M2P, válido até 05/2017. A Predilecta Alimentos é a fabricante dos produtos.

A resolução nº 1.997 proíbe a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola produz os alimentos.

O Laboratória de Saúde Pública de Santa Catarina foi a responsável pelo testes que detectaram "matéria estranha" indicativa de risco à sáude para os consumidores.

Empresas respondem

A Cargill reirterou o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene e informou ter tomado conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e que está trabalhando na adoção das medidas necessárias em decorrência de tal determinação. A empresa assegura que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários. Os consumidores podem recorrer ao SAC 0800 648 0808) caos tenham dúvidas referentes aos produtos e lotes em questão.

A Predilecta Alimentos informou, em nota, que o caso se trata de notificação realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, acerca de lotes encontrados somente nessa região. A empresa não reconheceu o defeito apontado, mas, mesmo assim, retirou todos produtos dos referidos lotes. A Predilecta informou, ainda, que tomou as providências que a lei determina e que o processo publicado no Diário da União está em fase de julgamento de recurso apresentado.

A Predilecta salienta que opera "dentro dos padrões nacionais e internacionais de acordo com a legislação vigente" e é auditada periodicamente por empresas e órgãos reconhecidos mundialmente, segundo informações do O Globo. 

"O controle de qualidade está presente em todas as etapas, desde o cultivo da lavoura até a saída do produto pronto. Toda embalagem possui um código que permite rastrear todas as informações referentes ao produto, desde o cultivo, até o processamento na indústria. O alto grau de automação de todas as linhas de fabricação, associada ao emprego de práticas de fabricação certificadas internacionalmente, eliminam as possibilidades de contaminação dos produtos", disse a empresa em nota.

Campo obrigatório