Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuelanos no Rio se mobilizam contra crise humanitária

Serão espalhados seis pontos de coleta de alimentos não-perecíveis no Rio de Janeiro

Venezuelanos no Rio se mobilizam contra crise humanitária
Notícias ao Minuto Brasil

22:03 - 06/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Comportamento

Nos primeiros seis meses de 2017, o estado de Roraima recebeu o pedido de refúgio de 5.787 venezuelanos - cerca 3.500 a mais do que o acumulado em todo o ano de 2016. Para ajudar os que deixam o país dirigido por Nicolás Maduro, a comunidade de venezuelanos do Rio de Janeiro decidiu agir.

Serão espalhados seis pontos de coleta de alimentos não-perecíveis no Rio de Janeiro no mês de setembro, que posteriormente serão encaminhados aos refugiados na região Norte.

O secretário do Estado do Rio de Janeiro de Direitos Humanos, Átila Nunes, afirmou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil que a iniciativa partiu da comunidade venezuelana e que o poder público irá prestar apoio logístico. Hoje, o estado do Rio é a casa de cerca de 1.500 venezuelanos, entre migrantes e refugiados.

+ Justiça critica Temer e quer ouvir índios antes da exploração da Renca

Átila também destacou as ações da secretaria para apoiar os refugiados que deixam o país de Maduro e, também, de outras regiões que enfrentam crises humanitárias, como Haiti e Síria:  "De modo geral, começa tudo pela questão da documentação, já que eles muitas vezes não tem os documentos necessários para ter uma vida com normalidade no nosso Estado. Até a abertura de uma simples conta corrente é difícil".

O secretário de Direitos Humanos afirmou que o objetivo é ajudar os refugiados para que eles normalizem sua vida profissional e obtenham autonomia financeira. 

Os endereços de coleta de alimentos são: Rua Jerônimo de Ornelas, 413, Cacuia, Ilha do Governador; Santuário das Almas, Rua Álvares de Azevedo, 237, Icaraí, Niterói; Pet Place, Av. Visconde de Pirajá, 76, Ipanema; Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Estrada Dona Castorina, 110, Horto, Jardim Botânico; Avenida das Américas, 11.505, Condomínio Ministro Lafayette de Andrada, Barra da Tijuca; e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea. Com informações da Sputnik News Brasil.

Campo obrigatório