Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cantareira está em alerta há mais de 30 dias

Nesta sexta-feira (31), sistema registrou 37% de sua capacidade

Cantareira está em alerta há mais de 30 dias
Notícias ao Minuto Brasil

13:18 - 01/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Estiagem

O nível do reservatório do Sistema Cantareira está há mais de 30 dias em estado de alerta. No mês de julho, ele registrou 40,8% de sua capacidade, nível inferior ao registrado pouco antes da crise hídrica, em 2013, que era de 53,8% de sua capacidade. A situação se mantém e, nesta sexta-feira (31), o volume era de 37%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Não chove de forma consistente na cidade de São Paulo há mais de 100 dias, de acordo com dados do Inmet. Nos reservatórios, a situação é a mesma. A média de chuva no mês de julho era de 48 milimetros nos reservatórios do Sistema Cantareira, mas choveu somente cerca de 1,7 milimetros.

A Sabesp lembrou que o Sistema Cantareira agora atende 7 milhões de pessoas, contra mais de 9 milhões antes da crise hídrica de 2014. Ainda segundo a companhia, a diminuição do volume de água retirada não influencia na operação da empresa, que já vem economizando e retirando menos água do que o limite máximo estipulado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Leia também: Vacinação contra sarampo e pólio tem dia extra neste sábado

Campo obrigatório