Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Entidades do movimento negro protestam no shopping Pátio Higienópolis

Manifestantes são contra o pedido do local para apreender crianças em situação de rua em suas dependências

Entidades do movimento negro protestam no shopping Pátio Higienópolis
Notícias ao Minuto Brasil

21:35 - 27/02/19 por Folhapress

Brasil São Paulo

MÔNICA BERGAMO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Entidades ligadas ao movimento negro realizaram uma manifestação dentro do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (27).

A ação protestou contra o recente episódio em que o centro de compras procurou a Justiça para obter uma autorização polêmica: apreender crianças e adolescentes em situação de rua dentro de suas dependências.

+ Mesmo com recuo, carta enviada pelo MEC é ilegal, diz órgão de SP

A juíza Mônica Gonzaga Arnoni, da Vara da Infância e Juventude do Fórum Central Cível de São Paulo, indeferiu integralmente os pedidos por falta de embasamento legal.

O ato contou com representantes de grupos como Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio, Uneafro Brasil, Movimento Meninos e Meninas de Rua e Movimento População de Rua e terminou por volta das 20h30.

Segundo Douglas Belchior, da Uneafro, uma advogada do shopping disse aos manifestantes que o estabelecimento não irá recorrer da decisão e que marcará um encontro para receber representantes dos movimentos negros.

"Nós também exigimos uma reparação", afirma Belchior. "Esse ato é para evitar que o que aconteceu no Extra [quando um segurança matou uma pessoa enforcada dentro do mercado] e na Caixa [quando um homem negro foi imobilizado por um segurança e expulso da agência] volte a ocorrer. Se a gente não reagir em força, é o que vai acontecer."

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório