Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo Bolsonaro suspende avaliação de alfabetização por dois anos

A avaliação federal da alfabetização foi criada em 2013, no governo Dilma Rousseff (PT), para ser realizada anualmente

Governo Bolsonaro suspende avaliação de alfabetização por dois anos
Notícias ao Minuto Brasil

11:44 - 25/03/19 por Folhapress

Brasil Medida

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Por decisão do Ministério da Educação, a avaliação de alfabetização deste ano foi suspensa e só voltará a ser realizada em 2021. A portaria com as diretrizes do Saeb, avaliação da educação básica, foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.

O cronograma do Saeb estava atrasado, o que gerou apreensão entre secretários de Educação. Já havia dúvidas dentro do Inep, responsável pela avaliação, com relação à série para a qual a prova de alfabetização seria aplicada. Mas agora ela foi suspensa por dois anos.

Veja também: Edital do Enem 2019 é divulgado; provas serão em novembro

Segundo o órgão, a interrupção da prova ocorre para que as redes escolares possam se adaptar à Base Nacional Comum Curricular (que define o que os alunos devem aprender) e à nova política de alfabetização proposta pelo governo.

Minuta do decreto da nova Política Nacional de Alfabetização do governo Jair Bolsonaro indica a preferência a um método de alfabetização, o chamado fônico, o que foi criticado.O tema é uma das prioridades elencadas pela gestão.

O MEC criou neste ano uma nova Secretaria de Alfabetização, comandada por Carlos Nadalim. No entanto, a pasta vive uma crise que paralisa ações. A própria permanência do ministro Ricardo Vélez Rodríguez à frente do ministério não é dada como certa.

A avaliação de alfabetização inclui provas de escrita, leitura e matemática. Segundo o último resultado, mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental tem nível insuficiente no exame.

A portaria desta segunda-feira desmonta as regras deixada pelo governo Michel Temer (MDB). No fim do ano passado, uma outra portaria indicava a realização da prova de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental (antes era no 3º ano) e a inclusão de avaliações de ciências para alunos do 9º ano -além das provas de português e matemática. 

Agora, além de não haver prova de alfabetização, o governo vai realizar a prova de ciências de forma amostral no 9º ano. Uma outra avaliação prevista para a educação infantil será realizada apenas como projeto-piloto em número reduzido de escolas.

Apesar de citar a adequação à Base Curricular na prova de alfabetização como motivo da suspensão, o restante da prova não levará em conta o que já foi definido pela base. A exceção será em relação às questões de ciências.

O Saeb, realizado a cada dois anos, avalia o aprendizado de alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º do ensino médio. Os resultados são usados para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para escolas e redes, além de indicadores para municípios, estados e para o país.

A avaliação federal da alfabetização foi criada em 2013, no governo Dilma Rousseff (PT), para ser realizada anualmente. Em 2015, o MEC também suspendeu a realização por falta de recursos.

Campo obrigatório