Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Minissérie da Globo alavanca venda de livro "Dois Irmãos"

Obra de Milton Hatoum foi agraciada com o prêmio Jabuti em 2001

Minissérie da Globo alavanca venda de livro "Dois Irmãos"
Notícias ao Minuto Brasil

19:53 - 18/01/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Literatura

Dezesseis anos depois de ser lançado, o livro "Dois Irmãos" foi adaptado para televisão como minissérie da Rede Globo e, desde então, vem batendo recorde de vendas. A estimativa é da Companhia das Letras, editora que publica a obra de Milton Hatoum.

Em novembro, antes da editora lançar uma reedição em versão de bolso e sobrecapa com imagem de Cauã Reymond, protagonista da trama global, "Dois Irmãos" era vendido cerca de 60 vezes por semana em todo país. Mesmo sendo uma obra consagrada com o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura nacional, em 2001.

Apenas na última semana de dezembro, segundo as contas da Nielsen ao IG, a obra foi comprada 1060 vezes. A minissérie, que estreou em 9 de janeiro, tem o roteiro inspirado no livro, o segundo escrito por Hatoum.

A sinopse resume que "Dois irmãos" é a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. "Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros", diz texto da editora.

Ainda segundo o resumo, o menino é testemunha de atos de incesto, vingança e paixão. A trama de 200 páginas é ambientada em Manaus, cidade Natal de Haoum. Em 2008, "Dois Irmãos" foi levado ao teatro pelo diretor Roberto Lage, em São Paulo.

Leia também: Animação japonesa supera recorde de 'A Viagem de Chihiro'

Campo obrigatório