Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Milão começa celebrações dos 500 anos da morte de Da Vinci

Cidade comemorará data homenageando afresco "A Última Ceia"

Milão começa celebrações dos 500 anos da morte de Da Vinci
Notícias ao Minuto Brasil

15:06 - 21/03/17 por ANSA

Cultura Cientistas

A morte do famoso pintor, escultor, inventor, engenheiro e até poeta italiano Leonardo da Vinci completará 500 anos daqui a dois anos, em 2019, mas a cidade de Milão já começou a homenagear o grande gênio. Nos próximos dias terão início duas exposições na cidade que relembrarão um dos trabalhos mais icônicos e marcantes de Da Vinci: o afresco "A Última Ceia", que se encontra em uma das paredes do antigo convento de Santa Maria delle Grazie, no município lombardo.

Leia também: Monica Bellucci será a apresentadora do 70º Festival de Cannes

A primeira mostra será realizada a partir desta sexta-feira, dia 24, até 18 de maio no Museo del Novecento. Em colaboração com o Andy Warhol Museum de Pittsburg, nos Estados Unidos, será exposta no museu italiano uma grande obra de Warhol dedicada à "Última Ceia" de Da Vinci. Trata-se de uma tela de 10 X 3 metros na qual o mestre do Pop Art colocou, lado a lado, 60 versões em xilogravuras de releituras feitas por vários artistas do famoso afresco do italiano. Já no Castello Sforzesco, de 1º de abril até 25 de junho, será realizada a exposição "Archeologia del Cenacolo. Riconstruzioni e Fortuna dell'Icona Leonardesca: Disegni e Fotografie" ("Arqueologia do Cenacolo. Reconstruções e a Sorte do Ícone Leornadesco: Desenhos e Fotografias").

A mostra, na qual estarão reunidas várias cópias do trabalho de Da Vinci realizadas nos últimos 500 anos, tem como objetivo documentar a fama da pintura italiana, feita entre 1495 e 1498 no convento dominicano e que em pouco tempo começou a ser reproduzida e copiada em larga em toda a Europa. Várias dessas imitações, como a realizada com cinzel pelo napolitano Raffaello Morghen no século 18, conseguiram ser conservadas com o passar do tempo e estarão presentes na exposição do castelo milanês. (ANSA)

Campo obrigatório