Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinema do IMS Rio exibe filmes de Walter Carvalho

Entre os longas está 'Janela da Alma'

Cinema do IMS Rio exibe filmes de Walter Carvalho
Notícias ao Minuto Brasil

17:49 - 29/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura palavra e poesia

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro vai apresentar o filme Um filme de cinema, de Walter Carvalho, a partir de quinta-feira (31). No fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, será exibido também, em cópia 35 mm, Janela da Alma, dirigido por Walter Carvalho em parceria com João Jardim.

Em Um filme de cinema, o diretor explora o plano cinematográfico que, em suas palavras ,"está para o cinema como a palavra está para a poesia; como o espaço está para a arquitetura; como o volume está para a escultura; como a nota está para a partitura musical. É a unidade mínima. Preciso falar sobre ele porque hoje, neste tempo no qual as tecnologias digitais facilitaram tanto o trabalho e as condições de filmagens, as pessoas constroem planos sem pensar sobre eles. Falta uma reflexão sobre o porquê de um plano."

+ IMS exibirá longa 'Califórnia' seguido de debate com diretora

Em Janela da alma, 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como veem si próprios e os outros e como percebem o mundo. Entre os entrevistados, estão o escritor José Saramago, o músico Hermeto Pascoal e o cineasta Wim Wenders. As informações são do IMS.

Campo obrigatório