Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tony Awards distingue musical sobre Oriente Médio e critica Trump

'The Band's Visit', de David Yazbek, conquistou dez dos 11 prêmios para os quais estava indicado

Tony Awards distingue musical sobre Oriente Médio e critica Trump
Notícias ao Minuto Brasil

11:22 - 11/06/18 por Lusa

Cultura Broadway

O musical 'The Band's Visit', sobre um grupo musical egípcio que entra em Israel por engano, é o vencedor do Tony Awards da Broadway, entregue em Nova York. A premiação foi marcada pela declaração do ator Robert De Niro contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

'The Band's Visit', de David Yazbek, conquistou dez dos 11 prêmios para os quais estava indicado. Entre eles, o de melhor musical do ano, superando êxitos como 'Bob Esponja', 'Frozen', e tendo por perto apenas a produção de 'Harry Potter and The Cursed Child', que conseguiu seis Tonys, entre os quais a de melhor peça (texto).

A noite do Tony - chamado de "Óscar da Broadway" -- ficou porém marcada por Robert De Niro, que afirmou em palco: "Vou dizer uma coisa: 'Fuck' Trump!", referindo-se ao Presidente norte-americano.

+ 'Oito Mulheres e Um Segredo' lidera bilheteria do fim de semana nos EUA

De Niro foi aplaudido pela plateia reunida no Radio City Music Hall, conseguindo a ovação da noite, segundo as agências de notícias.

Este momento foi, no entanto, cortado da transmissão televisiva da cerimônia, feita pela cadeia norte-americana CBS, noticiou a France-Presse.

O protagonista de 'Taxi Driver', que soma 74 anos, estava presente em palco para entregar o Tony de Carreira ao músico Bruce Springsteen.

OS VENCEDORES DA NOITE

'The Band's Visit', inspirada no filme homônimo do diretor israelense Eran Kolirin, narra a história de uma banda de músicos egípcios que, por erro, na viagem de regresso, aterra em Israel.

O protagonista, o ator de origem árabe Ari'el Stachel, distinguido pelo seu desempenho, declarou: "Os meus pais estão aqui esta noite. Evitei ir a muitas cerimônias como esta, durante anos, porque tentei não parecer oriundo do Oriente Médio".

Stachel se disse satisfeito com o prêmio e com a possibilidade de uma peça como 'The Band's Visit' ter lugar na Broadway.

Além de Harry Potter, sobre o texto de J.K. Rowling, e do musical de David Yazbek, a outra produção vencedora foi "Anjos na América", que aborda a descoberta da Aids, na comunidade nova-iorquina.

A peça conquistou três estatuetas, entre os quais o de melhor ator de drama, atribuído a Andrew Garfield.

"Vivemos um momento político em que a comunidade LGBTQ teve de começar de novo a luta pelos seus direitos, com maior intensidade do que nos últimos 25 anos", disse Garfield, que definiu a obra que protagoniza como a "antítese" da política de Trump.

As críticas ao Presidente norte-americano contaram ainda com a veterana britânica Glenda Jackson, distinguida como melhor atriz por 'Three Tall Women', que disse que a "América é sempre grande" e não precisa que lhe devolvam o esplendor, e Lindsay Mendez, melhor atriz coadjuvante em musical, por 'Carousel', que destacou a sua origem mexicana.

Os atores Chita Rivera, oriunda de Porto Rico, e John Leguizamo, da Colômbia, também receberam um Tony de carreira.

A entrega dos prêmios da Broadway homenageou ainda os alunos da escola de Parkland, na Florida, onde aconteceu um tiroteio em fevereiro deste ano. Os estudantes participaram na cerimônia cantando 'Seasons of Love', do musical 'Rent'. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório