Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Festival no MASP reúne músicos de dez países

Gratuito, Show Ethno Brazil ocorre no próximo dia 26

Festival no MASP reúne músicos de dez países
Notícias ao Minuto Brasil

20:21 - 18/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Programação

Durante o mês de junho, nações do mundo inteiro se enfrentam nos estádios de futebol da Rússia. Mas, no Brasil, o encontro de representantes de vários países não será motivo para disputa e sim para união. No dia 26 de junho, músicos de dez países irão se encontrar no vão livre do MASP, em São Paulo, para celebrar a diversidade e fazer um grande show.

Uma orquestra, formada por jovens entre 18 e 30 anos, trará o repertório de canções de diferentes partes do mundo arranjadas para essa insólita formação musical multicultural. O grupo integra o Festival Internacional Ethno Brazil e reunirá 25 artistas vindos da Argentina, Chile, França, Congo, Moçambique, Argélia, Japão, Colômbia, Alemanha e Brasil.

Por nove dias, entre 17 e 26 de junho, brasileiros e estrangeiros partilharão suas tradições e culturas durante uma residência no interior de São Paulo. Criado pela organização não-governamental Jeunesses Musicales International (JMI), o festival Ethno Brazil realiza sua primeira edição na América Latina. O evento, organizado pela Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri, ocorre na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista/SP.

+ São Paulo recebe 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Enquanto dividem o mesmo espaço, os músicos participantes do Ethno partilham a música. Juntos, fazem workshops nos quais ensinam uns aos outros as canções tradicionais de seus países. Entre eles, há representantes tão diversos quanto a violonista francesa Louise Calzada; a cantora argelina Yousara Boudah; o congolês Mabiala Nkombo, percussionista da Orquestra Mundana Refugi; Aria Rita Waengertner Pires, brasiliense especializada em música renascentista; e a mato-grossense Estela Ceregatti, vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2018.

O acordeonista Gabriel Levy e a violonista alemã Katryn Doehner serão os líderes artísticos, que conduzirão oficinas nas quais os jovens terão a oportunidade de ensaiar, criar arranjos e se apresentar. O show no vão livre do Masp integra também a programação do seminário internacional For All: Juventude e Conexões Musicais, que vai de 25 a 27 de julho. Além da apresentação em São Paulo, a orquestra do Ethno fará outros três shows pelo Estado de São Paulo: dia 22, às 19h, em Bragança Paulista; dia 24, às 10h, em São José dos Campos; e dia 25, às 15h, em Taubaté. Todas as apresentações são gratuitas.

Serviço: Show Ethno Brazil

Quando: dia 26 de junho

Horário: às 18h

Local: vão livre do MASP

Endereço: Av. Paulista, 1578

Campo obrigatório