Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Destaque no The Voice em Portugal com MPB, cantor fecha turnê no Brasil

Tiago Nacarato conquistou jurados e público com versão de 'Onde Anda Você', de Vinicius de Moraes e Toquinho

Destaque no The Voice em Portugal com MPB, cantor fecha turnê no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

17:09 - 23/10/18 por Folhapress

Cultura Música

Nos dedos e na voz de Tiago Nacarato, Portugal redescobriu o Brasil, que reencontra a si mesmo na tradição do banquinho e violão.

Aos 28 anos, o português nascido no Porto, filho de pai e mãe paulistas, virou uma febre após se destacar na versão local do programa The Voice.

+ Próximo filme da Mulher-Maravilha tem estreia adiada

Foi há um ano, quando subiu ao palco no primeiro teste após dezenas de vozes similares a estrelas do pop, tais quais Ed Sheeran e Beyoncé -como na versão brasileira da atração-, e um ou outro eco de raiz lusitana, como o fado.

Em uma era de música pop de batidões meio eletrônicos e cantores que soam como computadores histéricos, Nacarato ousou entoar "Onde Anda Você", tema bossanovístico de Hermano Silva e Vinicius de Moraes, popularizada na parceria do poeta com Toquinho.

Não contente, somou a seu timbre vocal -entre Djavan e João Gilberto- um verossímil sotaque carioca, como na versão original.

"Só participei do The Voice porque a produção me convidou; não acredito que a música seja uma competição, e minha expectativa era de nem passar para a segunda fase", diz o português.

Mas passou. Poucos segundos canção adentro foram suficientes para os quatro jurados do show de calouros virarem suas cadeiras, desejando-o em seus times antes mesmo de verem seu rosto.

Nacarato não chegou à final, mas avançou até a última eliminatória, e as semanas de projeção em horário nobre mudaram sua vida. "Em vez de cinco pessoas que não estão a ouvir, hoje toco para 600, e elas pagam. Meu cachê subiu uns 1.000%", diverte-se.

As apresentações em barzinhos de quarta a domingo deram lugar a shows lotados em teatros e participações com estrelas do pop luso, como Salvador Sobral, primeiro português a vencer o Festival Eurovisão da Canção, em 2017.

Agora, o músico almeja alavancar sua fama também na antiga colônia, onde na semana passada se apresentou em Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Prestes a encerrar sua primeira turnê brasileira –nesta quarta (24), no Theatro Net, em São Paulo, com um horário adicional após alta procura por ingressos–, Nacarato diz já ser reconhecido nas ruas e crê que exista um saudosismo oculto sob os escombros da cultura de massa de gêneros como o sertanejo e o funk.

"Sinto que as pessoas no Brasil sentem falta de uma personagem com uma linguagem mais profunda e poética, alguém que resgate tradições que andavam esquecidas", afirma o artista.

No show de 1h30, Nacarato apresenta cerca de 15 músicas, entre canções de sua autoria e clássicos da MPB, tais quais "Oceano", de Djavan, e "Diz que Fui por Aí", de Zé Keti (1921-1999), eternizada por Nara Leão (1942-1989). "Busco no baú das memórias: são coisas que meu pai tocava ao violão ou ouvia em casa", diz, orgulhoso da faceta intérprete.

Também o envaidece a oportunidade de conhecer artistas famosos, e, em alguns casos, de fixar parcerias com eles; foi assim com Miguel Araújo, em Portugal, e com Marcelo D2, Paulinho Moska e o grupo Natiruts, no Brasil.

Após jantar com Caetano Veloso, um de seus maiores ídolos, Nacarato agora sonha mais alto: quer conhecer João Gilberto. "Se isso acontecesse, dava pra morrer feliz!"

TIAGO NACARATO

ONDE Theatro Net SP - r. Olimpíadas, 360, piso térreo, Shopping Vila Olímpia, região sul, tel. 3448-5061

QUANDO Qua. (24): 19h e 21h

QUANTO Ingr.: R$ 50 a R$ 70, pelo site ingressorapido.com.br. 16 anos.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório