Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boeing desiste de acordo de negócios conjunto com brasileira Embraer

O acordo para a compra por parte da Boeing do negócio da aviação comercial da Embraer estava avaliado em 5,2 mil milhões de dólares

Boeing desiste de acordo de negócios conjunto com brasileira Embraer
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 25/04/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Boeing

A Boeing rescindiu hoje o acordo com a brasileira Embraer para criar duas parcerias, uma para o negócio da aviação comercial e outra para o desenvolvimento de novos mercados para o avião militar de transporte de carga C-390.O gigante da aeronáutica Boeing rescindiu o acordo 'Master Transaction Agreement -MTA' com a brasileira Embraer, que tinha como objetivo estabelecer "um novo patamar de parceria estratégica", refere a Boeing em comunicado, realçando que em causa estavam a criação de duas 'joint-ventures' (empresas conjuntas), uma para o negócio da aviação comercial da Embraer e outra para o desenvolvimento de novos mercados o C-390 Millenium.

O acordo para a compra por parte da Boeing do negócio da aviação comercial da Embraer estava avaliado em 5,2 mil milhões de dólares.

No comunicado, a Boeing refere ainda que "exerceu seus direitos" de rescindir o contrato porque a Embraer "não cumpriu as condições necessárias" dentro de prazo que terminou na sexta-feira, apesar de parceria ter recebido a "aprovação incondicional" de todos os órgãos reguladores envolvidos, à exceção da Comissão Europeia.

O presidente da Embraer Partnership & Group Operations da Boeing, Marc Allen, disse no comunicado que a rescisão é "muito decepcionante" e que explicou que tinham chegado a um ponto em que "continuar a negociar ao nível do acordo não iria resolver as questões pendentes".

No comunicado, a Boeing esclarece que "trabalhou diligentemente" nos últimos dois anos para concluir o acordo com a Embraer.

"Há vários meses que temos mantido negociações produtivas sobre as condições do contrato, mas que não foram atendidas e por último, as negociações não foram bem-sucedidas", lê-se no comunicado.

A Boeing e a Embraer vão, no entanto, manter o contrato vigente relativo à comercialização e manutenção conjunta da aeronave militar C-390 Millenium assinado em 2012 e ampliado em 2016.

Campo obrigatório