Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer diz a empresários do aço que é preciso proteger indústria

Temer ainda destacou o papel de seu governo na mediação com a gestão norte-americana de Donald Trump

Temer diz a empresários do aço que é preciso proteger indústria
Notícias ao Minuto Brasil

14:23 - 21/08/18 por Folhapress

Economia Governo

O presidente Michel Temer afirmou que é preciso defender a indústria brasileira, em um evento do Instituto Aço Brasil, nesta terça-feira (21), em São Paulo. 

"Sei das dificuldades [do setor de siderurgia], sei da preocupação com o protecionismo. O presidente [do Instituto Aço Brasil, Sérgio Leite] tem razão", afirmou Temer.

Antes de sua fala, executivos do instituto, que representa a indústria siderúrgica do país, ressaltaram o clima hostil de protecionismo global e a necessidade de proteger a indústria nacional. Em outros eventos, a associação tem sido crítica à postura de abertura comercial do atual governo. 

"Em todos os momentos em que falo nos organismos internacionais, eu critico o protecionismo lá fora contra a nossa indústria. Ao contrário, temos é que nos proteger em relação à nossa indústria. Esse tema precisa ser tratado com muita frequência, com o meu apoio e com meu aplauso", completou o presidente. 

+ Dólar bate R$ 4 em meio a perspectivas eleitorais

Temer ainda destacou o papel de seu governo na mediação com a gestão norte-americana de Donald Trump, que impôs tarifas de 25% a importações de aço de diversos países. Inicialmente, o Brasil estaria incluso na lista de países taxados, mas o setor conseguiu um afrouxamento das medidas: hoje as empresas estão livres da tarifa, mas estão submetidas a um limite de cotas para exportações aos EUA. 

"Conseguimos reduzir o gesto inicial do presidente dos Estados Unidos, que onerava enormemente nossa indústria. Encontramos soluções para as dificuldades do setor siderúrgico", afirmou. 

Em sua fala, o presidente ainda destacou uma série de medidas aprovadas durante seu governo, como a lei que impõe um teto de gastos nos gastos públicos e a reforma trabalhista. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório