Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nicolás Leoz tem sua extradição pedida pelos Estados Unidos

O ex-dirigente de 86 anos de idade presidiu por 27 anos a Confederação Sul-Americana de Futebol e é um dos principais acusados da investigação

Nicolás Leoz tem sua extradição pedida pelos Estados Unidos
Notícias ao Minuto Brasil

09:25 - 24/07/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Esporte Conmebol

Os promotores de Nova York pediram formalmente à Justiça paraguaia pela extradição de Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, que atualmente cumpre prisão domiciliar em Assunção, no Paraguai, pelo seu envolvimento no escândalo de corrupção da Fifa. O ex-dirigente de 86 anos de idade presidiu por 27 anos a Confederação Sul-Americana de Futebol e é um dos principais acusados da investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que apura irregularidades cometidas por membros da entidade que dirige o futebol mundial.

Ricardo Preda, advogado de Leoz, confirmou nesta quinta-feira que o pedido de extradição foi recebido pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da embaixada dos Estados Unidos, e depois foi reenviado à Corte Suprema de Justiça do Paraguai, sendo que o ex-líder da Conmebol está em prisão domiciliar em sua luxuosa residência na capital paraguaia desde o dia 1º de junho.

A promotoria dos Estados Unidos acusou Leoz, em maio passado, entre outros alegados crimes, de lavagem de dinheiro, fraude, suborno e de conspiração de forma ilícita para colaborar com a prática do crime organizado dentro do futebol.

Leoz esteve à frente da Conmebol entre maio de 1986 e abril de 2013, quando renunciou ao cargo depois de o Comitê de Ética da Fifa o questionar por ter aceitado receber, em 1999, uma quantia de US$ 120 mil de uma empresa que administrava a publicidade dos Mundiais organizados pela Fifa.

Leoz, em entrevista à agência Associated Press, reconheceu que aceitou o dinheiro com a desculpa de que usaria o mesmo para construção de quatro escolas para indígenas, acrescentando também que doou US$ 800 mil para equipar essas instituições de ensino.

O juiz Humberto Otazú, que decretou a prisão domiciliar de Leoz no Paraguai, pouco depois, em junho passado, também autorizou o ex-dirigente a deixar a sua residência, cinco vezes por semana, para fazer exames médicos, ir ao dentista e realizar sessões de fisioterapia.

Pelas leis do Paraguai, pessoas com mais de 70 anos ou com enfermidades graves não podem ser encarceradas, sendo que Eugenio Figueredo, que ocupou a presidência da Conmebol após a saída de Leoz, está preso na Suíça. No país que abriga a sede da Fifa, o FBI liderou uma grande operação na qual prendeu, entre outros dirigentes, o ex-presidente da CBF José Maria Marin, também acusado de corrupção. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório