Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja histórico de atentados nos Jogos Olímpicos

Apesar de raros, atentados já ocorreram em edições das Olimpíadas

Veja histórico de atentados nos Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto Brasil

22:44 - 25/07/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Terrorismo

O recente ataque em Nice, no sul da França, e a notícia de que um grupo extremista brasileiro declarou apoio ao Estado Islâmico (EI) reforçaram os temores sobre eventuais atentados nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas o fato é que ações desse tipo no maior evento esportivo do planeta são raras.

Em 27 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, apenas duas foram alvo de terroristas - ainda que, é importante ressaltar, este seja um fenômeno crescente nos últimos anos, principalmente devido à ascensão do EI.

O mais grave deles foi nas Olimpíadas de Munique, em 1972, quando o grupo palestino Setembro Negro sequestrou e fuzilou 11 membros da delegação israelense. Já nos Jogos de Atlanta, em 1996, duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na detonação de uma bomba no Parque Olímpico. O explosivo havia sido colocado por um norte-americano de extrema-direita, Eric Rudolph, capturado apenas em 2003.

Há um terceiro episódio, mas que ocorreu antes das Olimpíadas. Em 2008, faltando quatro dias para a abertura oficial dos Jogos de Pequim, separatistas muçulmanos assassinaram 16 policiais em Kashgar, na região de Xinjiang. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório