Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

CBF alega 'abandono' do Maracanã e evita estádio para seleção

Técnico Tite havia pedido para jogar no local contra o Chile

CBF alega 'abandono' do Maracanã e evita estádio para seleção
Notícias ao Minuto Brasil

14:36 - 10/08/17 por Folhapress

Esporte às traças

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, disse que o Maracanã "está meio abandonado" ao justificar a sua decisão de tirar o último jogo da seleção das eliminatórias do estádio carioca. Em outubro, a seleção enfrentará o Chile, no Estádio do Palmeiras. Tite havia pedido para jogar a partida no Maracanã.

Leia também: Tite convoca Cássio e Luan para jogos da seleção

"O Maracanã ainda não está em condições de receber a seleção. Precisam deixar vestiários em ordem, cadeiras em ordem. Quando tiver em ordem, aí vamos lá. Está meio abandonado, sim. Temos que voltar a jogar no Maracanã. Mas eu não sou dono do Maracanã. Quem tem que cuidar é o governo, o dono do estádio", disse o dirigente, após assistir a convocação de Tite para os dois próximos confrontos nas eliminatórias da Copa do Mundo contra o Equador, dia 31, em Porto Alegre; e Colômbia, dia 5, em Barranquilla.

Ate então, a seleção nunca havia ficado uma edição das eliminatórias sem jogar no Maracanã.

A Odebrecht e a AEG trava uma disputa nos bastidores para devolver o estádio ao governo do Estado. O consórcio entrou em outubro no ano passado com um pedido de arbitragem na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A arbitragem é um dispositivo jurídico previsto em parcerias público-privadas, como a da concessão do Maracanã. Pelo contrato de cessão do estádio carioca, o tribunal é uma espécie de última instância, e sua sentença não pode ser levada à Justiça.

O consórcio decidiu acionar a FGV após cerca de três anos tentando renegociar o contrato. Em junho de 2016, o grupo enviou uma carta à Secretaria da Casa Civil informando sobre a sua saída do negócio, mas não obteve resposta oficial sobre o destrato.

O consórcio alega que a operação do estádio foi inviabilizada pela proibição da derrubada do parque aquático e do estádio de atletismo anunciada pelo governo após a conclusão da licitação.

O grupo tinha planos para erguer um centro comercial e estacionamentos nestes lugares para tornar o empreendimento financeiramente mais rentável.

Palco da final da Copa do Mundo e da abertura dos Jogos Olímpicos, o Maracanã foi reformado por cerca de R$ 1, 2 bilhão pela Odebrecht e pela Andrade Gutierrez.A obra entrou na Lava Jato. Executivos da Odebrecht afirmaram a procuradores, em tratativas para negociar delação premiada, que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) cobrou propina em obras como o a do metrô e a reforma do Maracanã.

Depois de pronta, a arena foi repassada ao consórcio por 35 anos após uma licitação realizada em 2013. Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório