Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suspeito de morte tem traço de psicopata, diz professora

Três traços do perfil psicológico que a Polícia Civil de São Paulo monta do técnico em tecnologia da informação (TI) Guilherme Longo são característicos de um psicopata, de acordo com a professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP) Maria de Fátima Franco dos Santos, que tem 30 anos de experiência em psicologia forense.

Suspeito de morte tem traço de psicopata, diz professora
Notícias ao Minuto Brasil

20:47 - 18/11/13 por Agencia Estado

Justiça PC

Maria de Fátima afirma que o vício em cocaína, a hiperatividade e a facilidade de mentir são típicos de um psicopata. "Um psicopata não é doente, tem um desvio de comportamento, sabe perfeitamente o que está fazendo e pode responder por isso." Nos depoimentos que ouviu até agora, o delegado Paulo Henrique de Castro chegou à conclusão de que o padrasto era agressivo, mas passava para os outros uma imagem de pessoa calma. Além de ter admitido agressão a uma pessoa durante internação em uma clínica para viciados, onde conheceu a mãe de Joaquim, que era psicóloga do local, há depoimentos dela relatando ameaças, agressões - contra ela, contra dois homossexuais e contra a própria mãe.

"Ele nunca foi agressivo, sempre foi um menino amoroso", conta sua mãe, a professora Augusta Rayme Longo, de 56 anos. Ela admite que ele sempre exigiu atenção especial entre os três filhos do casal, por causa da hiperatividade. Na academia onde treinava jiu-jítsu, colegas relataram o envolvimento do suspeito também com agressões contra travestis para roubar dinheiro para comprar drogas. "A droga não é causa. Ela só deixa aflorar a raiva e agressão que estão contidas na pessoa", analisa a especialista forense.

Campo obrigatório