Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio: a cada cinco dias, uma criança é estuprada dentro de escola

Nos últimos 15 meses, foram registrados 6.222 casos de estupro no estado, média de 13 por dia

Rio: a cada cinco dias, uma criança
é estuprada dentro de escola
Notícias ao Minuto Brasil

13:38 - 30/07/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Estado

Mais de oitenta casos de estupro em unidades de ensino no estado do Rio de Janeiro foram registrados de janeiro de 2016 a abril deste ano. De acordo com um levantamento realizado pelo jornal Extra, o estado do Rio tem, em média, um caso de estupro em escolas a cada cinco dias. A pesquisa foi baseada em microdados do Instituto de Segurança Pública (ISP) obtidos via Lei de Acesso à Informação.

As informações do ISP não detalham se o crime aconteceu em escola municipal, estadual, particular ou mesmo em estabelecimento de ensino superior.

A publicação destaca que, das 82 vítimas com data de nascimento identificada no registro, 74 eram menores de idade na época do crime, e 50 tinham 10 anos ou menos.

+ Mulher acusada de praticar estupro de vulnerável e furto é presa

Nos últimos 15 meses, foram registrados 6.222 casos de estupro no estado, média de 13 por dia. Quatro em cada dez vítimas são crianças, com menos de 12 anos — 444 delas, 7% do total, são bebês de até 3 anos.

Os dados indicam ainda que, considerando os locais onde os crimes aconteceram, casos de abusos sexuais em escolas superam os registros em estabelecimentos comerciais, em prédios públicos e meios de transporte. Ao todo, 65% dos crimes do tipos acontecem na própria casa da vítima.

VÍTIMAS

A maior parte das vítimas — 85% do total — é do sexo feminino. Também a maioria - 58% - preencheram a informação “cor” declarando-se negros ou pardos.

Das vítimas de estupro em unidades de ensino, 55 tinham menos de 12 anos. Ao todo, 64 eram meninas.

CASOS

O Extra recorda que, na última sexta-feira, a polícia prendeu dois homens acusados de estuprar crianças ou adolescentes. Paulo Vieira da Silva, de 72 anos, teve a prisão preventiva decretada por estuprar uma das crianças que levava e trazia da escola. O outro, José Barbosa, 57 anos, era líder da igreja presbiteriana e foi acusado de estuprar uma menor de 13 anos de idade.

Campo obrigatório