Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guia de turismo muda versão sobre morte de espanhola na Rocinha

Mulher foi atingida por tiro de fuzil durante passeio na comunidade carioca

Guia de turismo muda versão sobre morte de espanhola na Rocinha
Notícias ao Minuto Brasil

05:22 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Rio

A guia de turismo Rosângela Cunha voltou a prestar depoimento à Delegacia de Atendimento ao Turista no último domingo (29). De acordo com o jornal ODia, ela mudou a versão dada anteriormente sobre o passeio que levou à morte da turista Maria Esperanza Ruiz, 67 anos, baleada por tiro de fuzil no pescoço.

Em um primeiro relato à polícia, na semana passada, Rosângela afirmou que o guia local, Leonardo Leopoldino, tinha confirmado por telefone que o passeio na favela era viável. Leopoldino, porém, disse à polícia que lhe aconselhou o contrário. A delegada Valéria Aragão, titular da Deat, solicitou novo depoimento após encontrar contradições nos relatos.

Polícia prende suspeito de ter matado coronel no Rio de Janeiro

Agora, Rosângela afirma que a ligação estava ruim e que, por isso, entendeu mal a instução. "A guia disse que entendeu errado, pois a ligação estava ruim. Ela lembra somente que ele aconselhou que ela visitasse o Vidigal, mas como ela conhecia a Rocinha, quis levar os turistas para o local", conta a delegada.

Valéria confirmou que pretende indiciar a guia turística, os sócios da empresa de turismo e o motorista do carro no Artigo 66 do Código do Consumidor, por ocultar informação relevante sobre segurança do serviço. Eles seriam enquadrados também no crime do 132 do Código Penal, que é "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente".

Os policiais envolvidos na morte de Maria Esperanza alegam que o motorista do grupo furou uma blitz e, por isso, atiraram. Eles tiveram a prisão decretada, mas foram soltos por decisão judicial.

Campo obrigatório