Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Feminicídio dobra no 1º bimestre em meio à queda de outros crimes

Diretora das Delegacias de Defesa da Mulher disse que houve aumento real do número de casos, não só de registros

Feminicídio dobra no 1º bimestre em meio à queda de outros crimes
Notícias ao Minuto Brasil

10:39 - 05/04/19 por Notícias Ao Minuto

Justiça Violência

Um levantamento feito pelo G1 e pela GloboNews mostra que os casos de feminicídio dobraram no estado de São Paulo no 1º bimestre de 2019: passando de 13 para 26, indo na contramão da queda da maioria dos crimes violentos.

Segundo o levantamento, em janeiro e fevereiro deste ano, os homicídios reduziram 3,4%; os casos de latrocínio caíram 35%; os de furto, 56%; os de roubo, 10%; e os estupros, 0,7%.

+ Com ações repetidas, quadrilhas já atingiram metade de SP

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo aponta que a taxa de homicídio está em 6,62 casos por 100 mil habitantes, a menor do período de março de 2018 a fevereiro de 2019.

Dentre os 26 casos de mulheres assassinadas em janeiro e fevereiro, 21 ocorreram dentro de casa e 19 têm a autoria conhecida.

A diretora das Delegacias de Defesa da Mulher, Jamila Ferrari, disse ao G1 que houve aumento real de feminicídios, não só de registros: "Pode ser que, estatisticamente, o número frio da tela seja porque os delegados estão achando que é feminicídio desde o começo da investigação. Mas vendo as notícias, lendo os BOs [boletins de ocorrência], houve um aumento mesmo".

Campo obrigatório