Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O popular alimento que aumenta o risco de insônias

Os cientistas notaram ainda que as participantes do estudo que ingeriram carboidratos refinados estavam mais propensas a sofrer de insônias

O popular alimento que aumenta o risco de insônias
Notícias ao Minuto Brasil

15:15 - 22/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Insônia

Os carboidratos refinados estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco e aumentam o nível glicose do sangue, abrindo portas para uma série de problemas - incluindo insônias.Investigadores norte-americanos descobriram que a insônia pode estar ligada a uma dieta rica em hidratos de carbono refinados, que estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco. Por passarem pelo processo de refinamento, essas substâncias são digeridas mais rapidamente do que os carboidratos comuns e, na corrente sanguínea, transformam-se rapidamente em açúcar.

Para entender melhor essa relação, os cientistas analisaram a dieta de mulheres acima de 50 anos de idade, que estavam no período pós-menopausa. Foram recolhidos dados de mais de 53 mil participantes, que constavam na pesquisa Women's Health Initiative, realizada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, entre 1994 e 1998.

Notícias ao Minuto© iStock

Segundo os cientistas, tal não acontece apenas em mulheres na pós-menopausa e pode aplicar-se a qualquer indivíduo. Como tal, é essencial manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, grãos e cereias integrais. Assim, as suas guloseimas favoritas até podem fazer parte da sua vida – desde que consumidas com moderação. 

Os cientistas notaram ainda que as participantes do estudo que ingeriram carboidratos refinados estavam mais propensas a sofrer de insônias, e o nível de açúcar no sangue aumentava mais rapidamente. Já aquelas que comeram altas quantidades de vegetais e frutas – fontes de hidratos que são digeridos lentamente – registraram um menor risco de dormir mal. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório