Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Está na casa dos 30? Atenção aos dez sintomas de menopausa precoce

No mundo ocidental, a idade média em que as mulheres atingem a menopausa é de 51,4 anos, podendo ocorrer entre os 40 e os 58 anos.

Está na casa dos 30? Atenção aos dez sintomas de menopausa precoce
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 26/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Menopausa precoce

A menopausa corresponde ao fim das menstruações espontâneas e pode ser confirmada após doze meses consecutivos sem qualquer período menstrual. Trata-se de um processo biológico natural e perfeitamente normal da vida da mulher. Este período assinala o fim da fertilidade.

No mundo ocidental, a idade média em que as mulheres atingem a menopausa é de 51,4 anos, podendo ocorrer entre os 40 e os 58 anos. Alguns casos ocorrem muito precocemente, perto dos 30 anos, de acordo com informações divulgadas pele rede de hospitais CUF. 

Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa comum e por isso é frequente que surjam problemas como secura vaginal ou ondas de calor.

Veja os dez sintomas que podem indicar que está passando pela menopausa precoce:

1. Menstruação irregular;

2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos;

3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente;

4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono;

5. Cansaço frequente;

6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza;

7. Dificuldade em dormir ou menor qualidade de sono;

8. Secura vaginal;

9. Queda de cabelo;

10. Diminuição da libido. 

Diagnóstico

O diagnóstico da menopausa precoce deve ser realizado pelo ginecologista, e é geralmente feito quando existe ausência de menstruação ou quando esta é irregular, e através da realização de exames de sangue que permitem a dosagem dos hormônios FSH, estradiol e de prolactina, de um teste sanguíneo de gravidez que avalia a possibilidade de gestação ou de um teste genético.

Quando não existem sintomas, o envelhecimento prematuro dos ovários é geralmente diagnosticado apenas quando a mulher esta tentando engravidar e tem dificuldade, ou quando realiza tratamentos com hormônios para avaliar sua fertilidade.

Além disso, o envelhecimento prematuro dos ovários pode causar outros problemas além da diminuição do número de óvulos, como o aumento do risco de aborto, má qualidade dos óvulos que restam ou maiores chances de doenças genéticas, risco aumentado para desenvolver doenças cardíacas ou doenças ósseas como osteoporose, e maior tendência para ter problemas de depressão ou ansiedade.

Causas da menopausa precoce

O envelhecimento antecipado dos ovários pode levar a uma menopausa precoce, e esta pode ser causada por fatores como:

- Alterações genéticas no cromossomo X que podem ser diagnosticadas através de um exame genético;

- Mãe ou avó com histórico de menopausa precoce;

- Doenças autoimunes;

- Deficiências enzimáticas como a Galactosemia, uma doença genética causada pela falta da enzima galactose, podem levar ao aparecimento da menopausa precoce;

- Quimioterapia e exposição exagerada a radiações como ocorre na radioterapia, ou a certas toxinas como as do cigarro ou dos pesticidas;

- Algumas doença infecciosas como rubéola, infecção por Shigella e malária, podem também raramente provocar a menopausa precoce.

- Além disso, a retirada dos ovários através de cirurgia em casos de tumor ovariano, doença pélvica inflamatória ou endometriose, por exemplo, também provoca a menopausa precoce na mulher, pois já não existem mais ovários para produzir estrgênio no corpo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório