Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comida reaquecida: Sim ou não?

A intoxicação alimentar é geralmente provocada por uma bactéria que contaminou a nossa comida

Comida reaquecida: Sim ou não?
Notícias ao Minuto Brasil

11:48 - 06/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Risco

Algumas comidas podem até ser saudáveis quando reaquecidas, mas outras podem provocar intoxicações que envolvem vómitos, diarreia e dores de estômago.

Pensando nesses riscos, a BBC procurou saber como e quando é seguro reaquecer a comida.

A intoxicação alimentar é geralmente provocada por uma bactéria que contaminou a nossa comida. Um dos grandes culpados é a campilobactéria que, de acordo com os especialistas em segurança alimentar, está presente em cerca de 65% dos frangos.

Esta bactéria espalha-se muito facilmente e é por isso que se desaconselha lavar o frango antes de cozinhar, por exemplo. O calor acaba com ela mas o frango tem de ser muito bem passado.

Para poder reaquecer frango de forma segura deve guardá-lo num recipiente tapado e deixá-lo esfriar completamente (não mais de quatro horas) antes de o colocar no frigorífico.

O segredo para reaquecer a comida é fazê-lo completamente e de forma uniforme – ou seja, de preferência no fogão. O micro-ondas aquece a comida de forma desigual, deixando margem para a proliferação de bactérias. 

O arroz é ainda mais perigoso uma vez que quando fica contaminado por bactérias que são muito resistentes ao calor. Ainda assim pode ser aquecido, desde que o mantenha num local frio e seco.

A lista das comidas potencialmente perigosas quando reaquecidas inclui: Carnes vermelhas; molhos com creme de leite ou leite; mariscos; arroz e massa; comidas com ovos, feijões ou outros alimentos ricos em proteínas

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório