Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Teste de sangue pode detectar risco de morte por insuficiência cardíaca

É a conclusão de um estudo da Universidade de Oxford

Teste de sangue pode detectar risco de morte por insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto Brasil

06:56 - 18/03/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que um simples teste de sangue pode ajudar a identificar pessoas com risco mais imediato de morrer por insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma doença grave e crônica que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Ela pode ser causada por diversos fatores, como doenças coronárias, diabetes e hipertensão.

O estudo, publicado no European Journal of Heart Failure, revelou que pacientes com níveis mais altos de uma proteína específica, chamada neuropeptídeo Y (NPY), têm maior probabilidade de morrer por complicações cardíacas.

O NPY é um químico que regula a atividade cerebral e a digestão. O coração libera essa proteína quando estamos estressados, o que pode fazer com que ele trabalhe mais do que o necessário.

Os pesquisadores analisaram mais de 800 adultos em diferentes fases da insuficiência cardíaca e descobriram que um terço dos participantes tinha níveis mais elevados de NPY.

Esse grupo apresentou um risco 50% maior de morrer durante o período de acompanhamento de três anos devido a complicações cardíacas, em comparação com pessoas com níveis mais baixos de NPY.

A descoberta pode ajudar a identificar pacientes com alto risco de morte por insuficiência cardíaca e permitir que os médicos intervenham precocemente para prevenir o pior.

Leia Também: Entenda o que é embolia pulmonar e por que o risco é maior durante voos

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório