Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dermatologista explica o que são e como lidar com as cicatrizes na pele

Veja algumas dicas do Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dermatologista explica o que são e como lidar com as cicatrizes na pele
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 11/07/24 por Rafael Damas

Lifestyle Cuidados

Uma queixa bastante frequente nos consultórios médicos, em especial nos dermatológicos, são pessoas querendo melhorar o aspecto de suas cicatrizes, estas podendo ser traumáticas, por um procedimento cirúrgico ou mesmo como sequela de um processo inflamatório, como exemplo mais comum as cicatrizes deixadas por crises de acne severas ou mau tratadas e ulceras varicosas.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, atualmente temos um arsenal enorme de produtos e procedimentos que visam deixar as cicatrizes melhores, porém vários cuidados simples são primordiais para um resultado positivo.

A cicatriz pode ser mais aparente ou menos aparente, e isso vai depender dos cuidados que você dará ao ferimento para evitar que deixe uma cicatriz inestética, como:

·        Limpeza adequada com água ou soro fisiológico

·        Desinfecção com antissépticos suaves

·        Usar creme cicatrizante

·        Manter o ferimento fechado com um curativo

·        Evitar sol

·        Evitar coçar a lesão

“A cicatriz profunda é um grande desafio, pois as chances de infecção são maiores e, portanto, a chance de uma cicatriz inestética é maior, visto isso os cuidados acima são primordiais, porem nesses casos há a necessidade de um acompanhamento médico pois algumas estratégias como uso de curativos específicos, cremes e antibióticos podem ser necessários”, destaca o médico dermatologista.

Para tratamento estético das cicatrizes, o Dr. José Roberto Fraga Filho destaca que existe um arsenal enorme de procedimentos, desde os mais simples como o uso de placas de silicone fazendo pressão a uso de ácidos específicos a nível domiciliar. Já nos consultórios médicos é possível fazer peelings, infiltração de corticoides (em cicatrizes hipertróficas e queloides), microagulhamento e lasers como os, CO2 fracionado, Erbium e Nd Yag, sendo estes o que conseguem melhores resultados.

Leia Também: Em dias frios, é importante preservar a saúde do sistema circulatório

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório