Conheça os 7 pecados capitais de quem tem pressa para emagrecer
No mundo fitness, existe uma máxima: "Você não demorou apenas alguns dias para ganhar peso"
© DR
Lifestyle Dieta
Perder peso é uma batalha que muitas pessoas enfrentam, mas nem sempre vencem. Não é fácil emagrecer, principalmente quem precisam perder muitos quilos para chegar a um patamar saudável. Contudo, a pressa é inimiga da perfeição e ter pressa para perder os quilos e querer ver resultados em apenas algumas semanas ou até mesmo dias pode arruinar toda a força de vontade para continuar seguindo a dieta e o estilo de vida saudável.
No mundo fitness, existe uma máxima: "Você não demorou apenas alguns dias para ganhar peso", o que significa que os quilos extras não serão eliminados em um curto espaço de tempo também. O emagrecimento não deve acontecer com dietas regradas, pois esta é a meneira mais fácil de cair em tentação. A perda de peso deve ser consequência de uma mudança nos hábitos e da adoção de um estilo de vida saudável.
Para quem precisa acelerar um pouco a perda de peso, especialistas ouvidos pelo site Minha Vida dão algumas dicas do que não deve ser feito, para que o resultado seja alcançado. Conheça:
1. Restringir demais a dieta: Não faça uma dieta muito restritiva, pois as chances de enjoar dos alimentos e partir para o ataque das comidas gordas é maior. "As dietas exageradamente hipocalóricas funcionam por pouco tempo, a sensação de fome, a fraqueza e o desânimo fazem você desistir delas", diz a nutricionista Thatyana Freitas, da Clínica Stesis.
2. Comer rápido: O cérebro demora 15 minutos para registrar a sensação de saciedade, por isso comer devagar e mastigar bem os alimentos é essencial. "Comer rápido significa comer mais para conseguir ficar satisfeito, ou seja, engordar", afirma o endocrinologista Tercio Rocha, membro da Academia Brasileira Antienvelhecimento,
3. Ficar muito tempo sem comer: Quando ficamos em jejum, o corpo entende que precisa economizar energia, pois estamos em época de "vacas magras". Por esta razão, pular refeições nunca é uma boa alternativa. "Nas próximas refeições, seu corpo tende a guardar mais calorias para um eventual, próximo jejum", afirma a nutricionista Alline Cristina Schüncke, da Vitalin.
4. Beber álcool para enganar a fome: O álcool contém muitas calorias e auxilia na multiplicação de células de gordura, afirma a nutróloga Cristiane Braga.
5. Cortar os carboidratos: Os carboidratos são importantes na dieta, pois são uma fonte de energia para o corpo. "A ausência dos carboidratos ainda pode causar queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e mau humor", afirma a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
6. Confiar somente na dieta: Os exercícios físicos são essenciais para um processo de emagrecimento e a adoção de um estilo de vida saudável. "Quando você foca seus esforços somente na dieta, fica difícil alcançar resultados duradouros rapidamente" afirma a endocrinologista Alessandra Rascovski.
7. Largar a dieta no meio do caminho: Não deixe a frustração por não perder os quilos desejados tão rápidamente quanto esperava lhe abater. E, mais importante, conte com a ajuda de um especialistas, não faça nada por conta própria.
Leia também: Termogênicos podem causar danos ao coração