Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espermatozoide alterado já responde por 30% dos casos de infertilidade

Check-up da fertilidade masculina pode identificar por meio de Citometria de Fluxo a quantidade de células reprodutivas com o DNA fragmentado

Espermatozoide alterado já responde 
por 30% dos casos de infertilidade
Notícias ao Minuto Brasil

14:52 - 24/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Filhos

Um aspecto importante e muitas vezes deixado de lado é a fertilidade masculina. Por meio de um check-up, o homem pode detectar com antecedência problemas como o espermatozoide com DNA fragmentado, responsável por 30% dos casos de infertilidade sem causa aparente entre os casais, e tratar com chance de reversão de 100%.

O check-up da fertilidade do homem inclui Espermograma completo, perfil microbiológico do esperma e o TECE (Teste da Estrutura da Cromatina do Espermática), por Citometria de Fluxo, único que identifica com precisão a fragmentação do DNA. “Como o Espermograma varia muito, o TECE é imprescindível para o diagnóstico, pois é extremamente confiável”, afirma o imunologista especializado em reprodução humana Dr. Ricardo de Oliveira, diretor médico e fundador do RDO Diagnósticos, pioneiro neste exame no Brasil.

A indicação do TECE é para os casos de infertilidade sem causa aparente, homens com mais de 50 anos ou expostos a agentes tóxicos. “Se você tem a fragmentação do DNA em 30% dos casos de infertilidade, não é para brincar. O grande problema é que, muitas vezes, só se olha a mulher”, explica o Dr. Ricardo. Caso não seja tratado, o espermatozoide com DNA fragmentado pode impedir a implantação embrionária ou provocar aborto.

A causa do problema é associada a vários fatores, como uso de drogas ilícitas (principalmente a cocaína), consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, algumas medicações, quimioterápicos e radioterapias, altas temperatura na região dos testículos (laptop no colo), febre alta, processos inflamatórios, traumas locais e a varicocele (varizes testiculares), além da idade avançada.

Com exceção da idade, a ação de muitos desses fatores pode ser transitória, havendo uma melhora da fragmentação do DNA com o decorrer do tempo e após o tratamento com drogas antioxidantes, como vitaminas C e E, ácido fólico e zinco, durante três meses. Caso não se consiga reverter com esse tratamento, pode ser usado o espermatozoide direto do testículo, sem o contato com o oxigênio, agente causal da fragmentação.

Leia também: Sua casa pode estar lhe deixando doente

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório