Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aftas: por que surgem, como aliviar e tratar

É possível preveni-las, aliviar a dor e até fazer com que sarem mais rápido

Aftas: por que surgem, como aliviar e tratar
Notícias ao Minuto Brasil

14:40 - 12/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde bucal

As aftas são basicamente feridas no interior da boca e geralmente surgem quando algo irrita o local, como comida apimentada ou ácida, ou até a própria escova de dentes quando faz a escovagem.

Leia também: Quais são os principais causadores de sensibilidade nos dentes?

Mas há outros fatores que podem estar envolvidos. O canal de YouTube SciShow revela que vários estudos sugerem que as aftas tendem a surgir mais quando as pessoas estão especialmente estressadas, possivelmente por causa dos hormônios de estresse que o corpo libera e que provocam inflamação. Deficiências nutricionais, como falta de ferro ou de vitamina B12, também podem estar na origem das aftas.

Há ainda quem sofra de Estomatite Aftosa Recorrente, o que significa que têm aftas particularmente dolorosas que vão sempre reaparecendo. Os cientistas não sabem ao certo por que algumas pessoas sofrem desta condição, mas apontam que pode dever-se a fatores genéticos ou altos níveis de estresse.

Portanto, se as aftas são um problema comum, pode tentar preveni-las evitando alimentos apimentados e ácidos e tendo cuidado ao escovar os dentes.

Se ainda assim elas aparecerem, pode tentar aliviar a dor com tratamentos que os dentistas recomendam, com medicamentos a base de benzocaína. Pode ainda enxaguar a boca com peróxido de hidrogênio diluído, que mata as bactérias da afta, ou ainda usar um esteroide chamado fluocinonida que ajuda a afta a sarar mais rápido.

Quem sofre de Estomatite Aftosa Recorrente deve consultar um médico para que o especialista avalie seu caso. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório