Cranberry é aliado no combate à gripe H1N1, diz

Componente da fruta tem o poder de inibir a aderência do vírus nas células

© iStock 
Lifestyle PREVENÇÃO 18:17 - 18/05/17 POR Notícias Ao Minuto

O mês de maio tem sido de forte mobilização no combate à gripe em todo o Brasil. Ao todo, mais de 30 mil pontos de vacinação foram montados para atender a população. A vacina, indicada pela Organização Mundial de Saúde, previne contra três tipos de gripe; entre elas, a H1N1, também conhecida como gripe A, que matou milhares no ano passado e ainda preocupa os órgãos de saúde. O que poucos sabem é que o suco de cranberry é um forte aliado no combate à doença, especialmente para aqueles que não fazem parte do grupo prioritário e não têm acesso à vacina.

PUB

Leia também: Probióticos são opção para a saúde oral, diz especialista

Em 2005, especialistas da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv reuniram-se para um estudo científico que trouxe uma descoberta incrível. Um material de alto peso molecular não-dialisável (NDM) presente no cranberry é capaz de evitar a aderência do vírus da gripe nas células. Segundo o levantamento, 125 microgramas/ml do elemento são suficientes para inibir o vírus da gripe A e até mesmo da gripe B, mas a quantidade apresentada pela fruta é 20 vezes superior à necessária.

No Brasil, a forma mais comum de consumir a fruta é através de sucos, mas é preciso atentar para as bebidas industrializadas que contém muito pouco da composição original do cranberry. “Aqui, já podemos encontrar uma variedade de marcas de sucos, mas os funcionais são os mais recomendados, pois são mais concentrados e preservam as propriedades das frutas”, explica Edson Mazeto, fundador e diretor executivo da Juxx.

E os benefícios do cranberry não param por aí: ele é rico em vitaminas A, C e D e antioxidantes, eficazes no retardo do envelhecimento precoce e no combate à formação de radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, arteriosclerose e diversos tipos de câncer.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X