Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para planejar um Work Experience nos EUA

Além da experiência, outra grande vantagem do Work Experience USA é que uma parte do valor do programa pode acabar sendo paga com o próprio trabalho desenvolvido fora do país

6 dicas para planejar um Work Experience nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

11:42 - 19/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Intercâmbio

O Work Experience USA é considerado um dos melhores programas de intercâmbio para universitários que querem enriquecer o currículo com uma experiência profissional em outro país, sem ter que atrasar a faculdade. Com ele, o estudante passa os meses de férias trabalhando em resorts e estações de esqui, aprimorando o idioma estrangeiro e aprendendo tudo sobre os costumes locais.

A estudante Natalia Lettrari, de Curitiba, se inscreveu para o programa de intercâmbio em 2016 e foi contratada para trabalhar em Aspen, no Colorado, na empresa Vail Resorts Retail, que possui lojas de venda e aluguel de equipamentos de esqui e snowboard. "Viver longe de tudo que é confortável pra mim, não foi fácil no início. Mas sou muito grata, pois sei que posso enfrentar qualquer tempestade e sempre terei o apoio das pessoas que eu amo. Minha experiência foi maravilhosa!" relata.

+ Descubra os locais reais dos principais cenários de 'Game of Thrones'

Além da experiência, outra grande vantagem do Work Experience USA, de acordo com Felipe Jendiroba, Diretora da Intercultural, empresa de intercâmbio e turismo, é que uma parte do valor do programa pode acabar sendo paga com o próprio trabalho desenvolvido fora do país. Os salários costumam variar de US$ 8 a US$15 por hora, o que pode ser de grande ajuda.

Se você gostou dessa dinâmica, confira as dicas para começar o planejamento:

1 – Avalie suas condições financeiras

Quem tem vontade de fazer um intercâmbio precisa começar a organizar suas finanças com antecedência. Quando você tiver uma boa ideia do valor necessário para a viagem, determine uma data para o embarque e, a partir daí, comece a fazer depósitos mensais na sua poupança. Caso seja necessário, analise seus gastos para fazer cortes ou busque uma nova fonte de renda. Ao programar o intercâmbio com uma agência é possível estudar condições facilitadas de pagamento. É possível parcelar o valor em até 12x sem juros (1 entrada + 11x sem juros no cartão de crédito), entre outras condições de pagamento.

2 – Reforce o idioma estrangeiro

Boa parte das vagas de trabalho para quem opta pelo Work Experience USA envolve contato direto com o público. Há algumas vagas que não, mas é importante que o participante consiga se comunicar e entender as diretrizes dos seus supervisores para conseguir desempenhar as suas funções. Por isso, é essencial ter, pelo menos, conhecimento intermediário no idioma do país para o qual pretende viajar. Se você não se sente inseguro quanto a isso, comece a se aprimorar desde já.

3 – Providencie os documentos necessários

Se você ainda não tem um passaporte, deverá fazer o requerimento no site da Polícia Federal, pagar a GRU e agendar uma data para levar seus documentos. Depois da conclusão dessa etapa e já com um emprego em vista, também será necessário providenciar o visto. No caso dos Estados Unidos, o visto para quem pretende exercer este tipo de atividade remunerada é o J1. Para garantir o cumprimento dos prazos de todos os processos burocráticos, o ideal é contar com a consultoria da agência de viagens.

4 – Inscrição nas Job Fairs

Mas afinal, como conseguir um trabalho fora do país? Você pode fazer isso por conta própria, mas a dica é escolher uma agência de intercâmbio que proporcione visitar feiras de contratação e conversar pessoalmente com os empregadores em potencial. Felipe Jendiroba, Presidente da Intercultural, conta que as Job Fairs são uma ótima oportunidade para testar o inglês, e, principalmente, sair com uma vaga garantida e se dedicar a outros aspectos da viagem com um pouco mais de tranquilidade. No próximo dia 30 de agosto, acontece em Florianópolis a segunda e última edição do ano da feira, lá estarão representantes das empresas Vail Resorts Retail, com lojas em Aspen e Telluride, no Colorado; Breckenridge Ski Resort, em Breckenridge, Colorado; St. Regis Deer Valley, em Park City, Utah; Heavenly Ski Resort, em Lake Tahoe, California; Kirkwood Resort, em Lake Tahoe, Califórnia; Sierra at Tahoe, em Lake Tahoe, Califórnia; Snowshoe Mountain, em West Virginia; Mount Snow, em Vermont e Liberty Mountain Resort, na Pennsylvania.

5 – Procure uma Agência de Intercâmbio ou Profissional de Confiança com Experiência

Durante todas as etapas do planejamento do intercâmbio, é interessante buscar o suporte de uma agência especializada nesse tipo de intercâmbio. Além de contar com uma forma de pagamento que esteja de acordo com as suas necessidades, é essencial que ela ofereça ajuda na obtenção do visto, seguro e assistência 24 horas em caso de emergências.

6 – Não exagere nas bagagens

É importante tomar alguns cuidados para viajar sem complicações. É preciso controlar o impulso de viajar cheio de bagagens, porque é difícil resistir às compras no exterior. Se o seu destino for particularmente frio, avalie se não vale comprar roupas mais pesadas por lá.

Aumento da procura por programas que permitem trabalhar no exterior

De acordo com Felipe Jendiroba, este perfil de programa tem conquistado mais brasileiros por permitir que o jovem universitário tenha uma experiência temporária de trabalho remunerada no exterior, assim como melhorar currículo, aprimorar o inglês, ter contato com outra cultura e ainda receber uma renda extra no período das férias para ajudar a custear a experiência.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório