Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Enxaqueca catamenial pode afetar mulheres no período menstrual; entenda

Segundo especialista problema é causado nas mulheres devido à instabilidade dos hormônios que regulam menstruação

Enxaqueca catamenial pode afetar mulheres no período menstrual; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

14:56 - 11/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de tontura e sensibilidade à luz e ao som são sintomas comuns para quem sofre frequentemente de enxaqueca catamenial. O problema, que afeta as mulheres entre os dois dias que antecedem a menstruação até último dia, pode ser acompanhada de cólicas menstruais, retenção de líquido, cansaço e oscilações do humor.

+ Menstruar todos os meses pode causar problemas de saúde

"A predisposição nas mulheres acontece devido à oscilação dos hormônios estrogênio e progesterona no sangue que ocorrem na última fase do ciclo menstrual. A queda abrupta do estrogênio, a diminuição de um neurotransmissor chamado serotonina estão entre as causas principais da enxaqueca menstrual. Por essa ligação com o ciclo reprodutivo, a enxaqueca catamenial tende a piorar no período pré-menstrual e no primeiro trimestre da gravidez. E melhora, em alguns casos, após a menopausa”, explica a ginecologista de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler.

Infelizmente nem as mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais estão livres de sofrer com o problema, já que o momento em que é feita a pausa do remédio também favorece a queda do estrogênio. Logo, pacientes que sofrem com enxaqueca catamenial devem consultar o seu médico para encontrar o melhor tratamento para o seu caso. “Normalmente, recomenda-se desde o uso das pílulas contraceptivas sem pausas, acupuntura, atividade física, sessões de massagem e relaxamento, alguns anti-inflamatórios analgésicos para amenizar os sintomas do problema. Importante reforçar que manter uma alimentação equilibrada e ter hábitos saudáveis também colaboram para o bem-estar da paciente”, finaliza a especialista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório