Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba quais são os grandes 'vilões' escondidos em seu banheiro

Especialistas revelam alguns segredos sobre 'sujeiras escondidas' em casa

Saiba quais são os grandes 'vilões' escondidos em seu banheiro
Notícias ao Minuto Brasil

11:15 - 20/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle BACTÉRIAS

Sabia que há toxinas presentes dentro da sua casa que podem interferir diretamente na qualidade da sua saúde? São os disruptores endócrinos químicos, toxinas que interferem na sua tiróide e nos hormônios, alterando as funções do corpo e potencialmente causando doenças crônicas, como diabetes e problemas no coração, quem o conta é Barbara Demeneix, a britânica autora do livro 'Toxic Cocktail' ('Cokctail Tóxico).

1. Segredo sujo

Fique atento ao banho – alguns cosméticos aparentemente inocentes contêm altos níveis de ftalato, um composto químico que altera o sistema endócrino, causando adiantamento da puberdade em jovens e alterações na tiróide. “Eles podem não aparecer nos rótulos se forem definidos pelas marcas como ‘segredo comercial’, o que acaba por fazer com que fiquemos carregados de toxinas na pele e no cabelo”, diz Joseph Pizzorno, médico britânico e autor do livro 'The Toxin Solution' ('A Solução Tóxica). O especialista aconselha limitar o uso de sabonetes e produtos para banho a dois ou três por dia ou procurar alternativas naturais. E jogar fora aquela máscara facial antiga – alguns químicos modificam-se após o fim da data de validade e podem ser prejudiciais.

2. Por trás da cortina

A cortina de plástico do chuveiro contém PVC (policloreto de polivinila), que torna o plástico mais maleável, mas também emite componentes tóxicos, inclusive ftalatos e chumbo. Claro, as doses são bem baixas, mas é melhor optar por uma porta de vidro ou por cortinas livres de PVC, como aquelas feitas de algodão.

3. Um murro nos dentes

Na sua pasta de dentes e no enxaguante bucal, pode encontrar o componente químico conhecido por triclosan (que também às vezes está presente em sabonetes) –, cuja estrutura é tão similar a um hormônio da tiróide podendo se associar e alterar todo o seu organismo. Para dentes brancos sem toxinas, não deixe de verificar os rótulos dos produtos. Procure por fluoretos sem triclosan.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório