Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que acontece quando não troca os lençóis uma vez por semana?

Um microbiologista decidiu fazer um alerta sobre a troca de roupas de cama

O que acontece quando não troca os lençóis uma vez por semana?
Notícias ao Minuto Brasil

08:10 - 22/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Trocar os lençóis

Com que frequência troca os lençóis da sua cama? Um microbiologista especializado sugere que faça com bastante frequência, caso contrário a sua cama não ‘hospedará’ somente você, mas também milhões de bactérias e fungos!

Philip Tierno, microbiologista da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, lembrou em declarações ao jornal Washington Post a importância de trocar os lençóis a cada semana.

Mas o que acontece se não seguirmos o seu conselho?

A cama irá se tornar o lugar perfeito para a proliferação de bactérias e fungos e, como resultado, teremos maiores chances de contrair infeções e ficar doentes. Se estamos em contato próximo com travesseiros e lençóis (especialmente se opta por dormir despido ou quase), inalamos esses microorganismos e, assim, podemos acabar sofrendo com constipações graves, dores de garganta e muito mais.

Manter a higiene dos lençóis é, portanto, fundamental dado também que um terço de nossas vidas é gasto na cama. Adicionalmente, Tierno salienta a importância para o bem-estar de dormir em uma cama limpa e as repercussões positivas sobre o sono, sendo útil para quem tem problemas de insônias.

Considere que entre travesseiros e lençóis, cada um de nós produz muito suor durante o sono e isso é precisamente o que permite uma maior proliferação de fungos.

Uma pesquisa revelou que as nossos travesseiros, após um ano e meio desde o primeiro dia de  uso, podem concentrar até 17 diferentes tipos de fungos, geralmente inofensivos, mas que podem piorar os sintomas daqueles que já sofrem de asma ou sinusite.

Mais ainda, não se trata apenas de um problema de transpiração, mas também de troca normal das células da epiderme que acabam na cama, de secreções íntimas, vaginal e anal, que podemos libertar para os lençóis ou, de espirros e tosses que semeiam vírus e bactérias no leito. Outros fatores externos que sujam os lençóis são os ácaros e depois, se tiver animais de estimação em casa, os pelos dos cães ou gatos, também.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório