Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Sobe para 18 número total de casos registados em Macau

Macau tem mais um doente com a pneumonia causada pelo novo coronavírus, o que eleva para 18 o número total de casos confirmados no território, anunciaram hoje as autoridades

Covid-19: Sobe para 18 número total de casos registados em Macau
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 21/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Em comunicado, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus informou que se trata de uma mulher de 50 anos, proveniente de Nova Iorque e que chegou esta manhã (hora local) a Hong Kong, num voo da companhia Cathay Pacific.

"Na chegada ao posto fronteiriço da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, foi detetado no controlo de temperatura e encaminhado para a urgência especial" do Centro Hospitalar Conde de São Januário, acrescentou.

A covid-19 foi detetada no resultado do teste viral de ácido nucleico, indicaram as autoridades.

A região administrativa especial chinesa registou uma primeira vaga de dez casos em fevereiro, que já tiveram alta hospitalar. Após 40 dias sem novos casos, esta semana já foram identificadas oito pessoas infetadas, o que levou as autoridades a reforçarem medidas de controlo e restrições fronteiriças.

Desde a passada quinta-feira só é possível a entrada de residentes de Macau, Hong Kong, Taiwan e China continental. Mesmo estes passaram a estar sujeitas a uma quarentena obrigatória de duas semanas, caso tenham estado nos 14 dias anteriores em qualquer território ou país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 4.032 mortos em 47.021 casos. Segundo as autoridades italianas, 5.129 dos infetados já estão curados.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Campo obrigatório