Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sem pessoas, ruas da Argentina se enchem de ratazanas

Ministério do Espaço Público e da Higiene Urbana admite que o fenômeno possa ser consequência da quarentena.

Sem pessoas, ruas da Argentina se enchem de ratazanas
Notícias ao Minuto Brasil

21:45 - 23/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A pandemia levou com que a maioria dos países de todo o mundo se vissem obrigados a tomar medidas de confinamento, retirando as pessoas das ruas, que, por sua vez, ficaram à disposição... dos animais, entre eles, ratazanas.

Segundo o jornal La Nación algumas das mais populosas cidades da Argentina, entre elas a capital, Buenos Aires, têm registrado, nas últimas semanas, um aumento no número de roedores que vão aparecendo nos espaços públicos.

A publicação cita fonte do Ministério do Espaço Público e da Higiene Urbana, que admite que este fenômeno possa ser resultado do fato de os cidadãos terem vindo a cumprir o isolamento social que foi decretado pelas autoridades.

Marcelo Kacanas, responsável por uma das maiores empresas de desinfestação de Buenos Aires, também confessa que tem notado "um aumento significativo na requisição de serviços" desde o início da quarentena.

"Talvez as ratazanas tenham tido de se adaptar rapidamente a uma outra estratégia de procura de alimentos, uma vez que não podem contar com as fontes diretas derivadas dos resíduos que deixam restaurantes e outros estabelecimentos onde vendem alimentos", afirmou.

Mirta Bozzani, residente na região de Palermo Viejo há já 28 anos, relata, inclusive, uma experiência pela qual já passou: "Encontrei uma numa sapatilha. Para minha tranquilidade, não era grande, ainda que tivesse uma cauda enorme. Após várias tentativas falhadas, consegui capturá-la, mas me mordeu um dedo".

Campo obrigatório