Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suspeito de ataque ao Porta dos Fundos quer suspender extradição

Eduardo Fauzi estava na lista internacional de procurados pela Interpol

Suspeito de ataque ao Porta dos Fundos quer suspender extradição
Notícias ao Minuto Brasil

08:35 - 09/09/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Porta dos Fundos

A polícia russa prendeu o brasileiro Eduardo Fauzi, em Ekaterinburg, identificado no Brasil como um dos autores do ataque em 2019 a uma produtora do grupo Porta dos Fundos que realizou especial de humor sobre o Natal.

O Tribunal Distrital de Leninski, em Ekaterinburg, informou hoje, em comunicado, que emitiu uma mandado de prisão de 30 dias para o homem, que estava na lista internacional de procurados pela Interpol.

De acordo com o jornal Komsomolskaya Pravda, Fauzi foi preso no dia 6 no aeroporto de Koltsovo, em Ekaterinburg.

De acordo com o comunicado do tribunal russo, "Eduardo Fauzi é acusado pelas autoridades brasileiras de crimes particularmente graves."

A organização policial internacional (Interpol) enviou para o gabinete do procurador do distrito de Leninski, em Ekaterinburg, material que justifica o fato de Fauzi estar na lista de procurados e o procurador, por sua vez, solicitou ao tribunal medidas preventivas, sob a forma de uma detenção.

A Polícia do Rio de Janeiro identificou Fauzi como um dos perpetradores do ataque à empresa de produção Porta dos Fundos, em dezembro de 2019, mas após uma busca a várias residências o homem não foi encontrado, e foi declarado foragido.

Segundo os investigadores, Fauzi, que tem um historial de comportamento violento e esteve envolvido em outros incidentes devido às suas ideias de direita, foi o único dos extremistas que não usou máscara durante o ataque, para que pudesse ser reconhecido pelos vídeos de diferentes câmaras de segurança.

O ataque à produtora de televisão foi aparentemente uma retaliação ao Especial de Natal deste ano produzido pelo grupo de comédia Porta dos Fundos, que também podia ser visto na Netflix e foi alvo de numerosas críticas de grupos religiosos.

Um dos principais grupos de extrema-direita no Brasil, a Frente Integralista Brasileira (FIB), uma organização nacionalista que se define como defensora convicta dos valores cristãos, da propriedade privada e da família, anunciou, após o ataque, que tinha expulsado Fauzi das suas fileiras.

Campo obrigatório