Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em discurso, Temer diz que impeachment respeita a Constituição

Presidente também aborda crise de refugiados, guerra na Síria e protecionismo na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas

Em discurso, Temer diz que impeachment
respeita a Constituição
Notícias ao Minuto Brasil

11:42 - 20/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo ONU

Nesta terça-feira (20), Michel Temer discursou na abertura da Assembleia Geral da ONU. Apontado como golpista por alguns, o presidente aproveitou a oportunidade para explicar a chefes de Estado do mundo inteiro que o processo de impeachment que culminou no afastamento de Dilma Rousseff da Presidência respeita a Constituição do país.

"O Brasil acaba de atravessar processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional", informa Temer em seu discurso.

O presidente também falou sobre xenofobia, crise de refugiados, guerra na Síria e protecionismo, segundo o G1.

A vulnerabilidade social de muitos, em muitos países, é explorada pelo discurso do medo e do entrincheiramento. Há um retorno da xenofobia. Os nacionalismos exacerbados ganham espaço. Em todos os continentes, diferentes manifestações de demagogia trazem sérios riscos".

Ao abordar tópico sobre protecionismo do seu discurso, Temer defendeu o fim do protecionismo na área agrícola e criticou medidas fitossanitárias que, segundo ele, são usadas para "fins protecionistas".

Sobre a guerra na Síria, segundo Temer, "as maiores vítimas são mulheres e crianças". Uma solução política seria inadiável.

O presidente também comentou o recente acordo de paz entre a Colômbia e as FARC e afirmou que o Brasil está disposto a contribuir para a paz naquele país.

Confira a íntegra do discurso de Temer na ONU.

Campo obrigatório