Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Síria: ONU espera por retoma das negociações "nas próximas semanas"

Embora a ONU tenha considerado ser claramente preferível moderar negociações com um cessar-fogo em vigor, as futuras negociações não têm pré-condições

Síria: ONU espera por retoma das negociações "nas próximas semanas"
Notícias ao Minuto Brasil

13:54 - 22/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Conflito

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, espera iniciar "nas próximas semanas" negociações diretas entre as partes sírias, o que aconteceria pela primeira vez, anunciou nesta quinta-feira (22) em Genebra o seu adjunto Ramzy Ezzeldin Ramzy.

"O enviado especial indicou muito claramente que ia tratar imediatamente com as partes sírias de discussões preparatórias para (...) negociações diretas", afirmou Ramzy aos jornalistas.

"Ele vai tratar imediatamente do processo para realizar estas negociações -- esperamos -- nas próximas semanas", adiantou, sem dar mais detalhes.

Os últimos anúncios de Mistura para o relançamento das negociações não se concretizaram, no meio da falha dos esforços para a suspensão dos combates.

Embora a ONU tenha considerado ser claramente preferível moderar negociações com um cessar-fogo em vigor, as futuras negociações não têm pré-condições.

As últimas tréguas acordadas entre os Estados Unidos e a Rússia foram violadas, mas Ramzy insistiu que quer Washington quer Moscovo "estão determinados em que o acordo funcione".

Independentemente dos contratempos, a ONU "nunca vai desistir do processo político" para acabar com a guerra na Síria, adiantou.

O conflito já causou mais de 300.000 mortos desde março de 2011, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, e obrigou à fuga de milhões de pessoas. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório