Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinzas de Fidel voltam ao ‘berço da revolução’

Enterro acontece neste domingo (4), em Santiago de Cuba

Cinzas de Fidel voltam ao ‘berço da revolução’
Notícias ao Minuto Brasil

17:22 - 03/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cuba

A cidade de Santiago de Cuba se prepara para receber as cinzas do ex-presidente Fidel Castro neste sábado (3), na última grande cerimônia antes de seu funeral, que será realizado neste domingo (4), no cemitério Santa Ifigênia.   

A urna de cedro coberta com uma bandeira cubana saiu de Havana na última quarta-feira (30) e passou três dias por estradas repletas de pessoas que homenageavam Fidel, em um percurso de quase mil quilômetros.   

Há vários dias, o cemitério de Santiago, considerada o "berço da revolução", permanece fechado para que sejam realizados os últimos preparativos. A segurança na área próxima ao local do enterro do ex-líder foi reforçada pela polícia, que não permite a aproximação da população nem o registro de imagens.   

O trajeto das cinzas pela ilha incluiu os municípios de Matanzas, Cienfuegos e Sancti Spiritus, por exemplo, que foram visitados por Fidel e seu exército rebelde em janeiro de 1959, enquanto eles iam para Havana na famosa "Caravana da Liberdade", percurso feito pelo ex-presidente depois de ter ganho a guerra contra Fulgencio Batista. O cortejo da urna de Fidel refaz, após 57 anos, os passos dessa caravana.   

O enterro será acompanhado por milhares de cubanos, chefes de Estado e delegações de vários países, inclusive pelos ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. (ANSA)

Campo obrigatório