Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FBI e CIA desconfiam de interferência russa na eleição de Trump

Equipe do presidente Obama investiga o caso; relatório deve ser concluído até o fim do seu mandato

FBI e CIA desconfiam de interferência 
russa na eleição de Trump
Notícias ao Minuto Brasil

20:38 - 16/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O diretor do FBI, James B. Comey, e o diretor de nacional de inteligência, James Clapper, concordaram com a avaliação da CIA de que a Rússia interveio nas eleições presidenciais de 2016, ajudando Donald Trump a vencer a disputa.

"No início desta semana, eu me reuni separadamente com James Comey e Jim Clapper, e há um forte consenso entre nós sobre o escopo, natureza e intenção da interferência russa em nossas eleições presidenciais", disse o diretor da CIA, John Brennan, em uma mensagem enviada a seus funcionários, de acordo com o jornal "The Washington Post".

Com esta desconfiança, a equipe do atual presidente Barack Obama está investigando uma série de ataques cibernéticos que teriam sido promovidos pela Rússia durante a campanha eleitoral norte-americana. A Casa Branca pretende finalizar o relatório até o fim do mandato de Obama, que vai até o dia 20 de janeiro.

O documento promete ser uma "sondagem profunda sobre um possível padrão de uma crescente atividade maliciosa na internet durante a temporada eleitoral", segundo informou a Casa Branca.

O porta-voz da presidência, Eric Schultz, contou que as investigações seguem porque o atual presidente "leva o assunto muito a sério". "Estamos comprometidos em garantir a integridade de nossas eleições", explicou.

Leia também: Trump promete pacificar Síria com dinheiro das monarquias árabes

Campo obrigatório