Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro promete referendo sobre nova Constituinte da Venezuela

Oposição defende um referendo prévio à formação da Assembleia

Maduro promete referendo sobre
nova Constituinte da Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

14:33 - 02/06/17 por Ansa

Mundo Crise política

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (1) que a nova Constituição do país, que será redigida pela Assembleia Constituinte convocada por ele, será submetida a um referendo.

"Ao final do processo, com certeza vou propor de maneira expressa, aberta e taxativa. A nova Constituição sairá a referendo consultivo para que seja o povo que diga se está de acordo com a nova Constituição reforçada ou não está de acordo", disse o presidente durante uma reunião em seu gabinete no Palácio de Miraflores.   

Para o mandatário venezuelano, a eleição de uma Assembleia Constituinte serviu para alcançar a "paz" no país, que atualmente vive uma grave crise política e econômica. No entanto, a oposição considera o ato uma "fraude constitucional" para evitar eleições antecipadas.   

"Não é a primeira vez e nem será a última que surgirão traidores e sua traição começa com sua vacilação sobre a necessidade de processos transformadores", disse Maduro sobre setores do governo que rejeitam a Constituinte, especialmente a procuradora-geral, Luisa Ortega.   

Ontem, Ortega interpôs uma ação legal contra a Assembleia Nacional, depois que a Suprema Corte autorizou sua convocação sem um referendo. Chavista declarada, ela questionou que tenha sido o próprio Maduro a convocar diretamente a Constituinte.   

"Igualmente solicitamos o esclarecimento de se a democracia perdeu vigência", acrescentou a procuradora-geral.   

Os rivais de Maduro rejeitam a mudança da Constituição desde seu anúncio. Para eles, trata-se de um golpe para aumentar os poderes do chavista e ilegalizar a oposição, transformando o governo em uma ditadura. (ANSA)

Leia também: Mãe sai de coma e descobre que filha de 8 anos morreu em atentado

Campo obrigatório