Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Identidade do terceiro terrorista de Londres já é conhecida

Youssef Zaghba é o terceiro homem apontado por envolvimento no ataque à capital do Reino Unido

Notícias ao Minuto Brasil

10:12 - 06/06/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Atentado

Já se conhece a identidade do terceiro terrorista envolvido no ataque a Londres na noite do último sábado (3). Segundo o "Corriere della Sera", ele chama-se Youssef Zaghba (foto acima), tem 21 anos e é filho de pai marroquino com mãe italiana.

Uma informação que também já foi confirmada pela polícia de Londres, adiantou que Zaghba vivia na zona leste de Londres e trabalhava num restaurante. A sua família já foi notificada.

As autoridades afirmaram também que Zaghba "não era objeto de interesse" para a polícia ou os serviços de informações britânicos.

Em 2016, autoridades italianas impediram-no de pegar um avião para a Turquia no aeroporto de Bolonha. O homem só tinha o bilhete de ida para Istambul, o que levantou suspeitas. Segundo as autoridades, Zaghba pretendia viajar da Turquia para a Síria.

O celular de Zaghba foi confiscado e a polícia italiana teria encontrado vídeos do Estado Islâmico, segundo divulgado pelo jornal "Reppublica". No entanto, a justiça italiana entendeu que não possuía evidências suficientes de terrorismo para o acusar. Por ter nacionalidade italiana, Youssef Zaghba também não podia ser deportado do país sob suspeita de simpatizar com grupos terroristas.

Ainda assim, as autoridades italianas colocaram-no numa lista de risco de terrorismo internacional e estavam em contato com a polícia marroquina e britânica para as informar sobre as suas viagens.

A identidade do suspeito foi a última a ser revelada. Já eram conhecidas as identidades dos outros dois terroristas, Khuram Butt e Rachid Redouane.

Estes três homens mataram sete pessoas e feriram outras 48, algumas das quais encontram-se em estado grave. Eles atropelaram transeuntes na ponte de Londres e depois esfaquearam várias pessoas em Borough Market.

Leia também: Polícia liberta todos os suspeitos de atentado em Londres

Campo obrigatório