Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Harvey perde força e vira tempestade; ameaça de inundações preocupa

'Uma tempestade dessa magnitude vai causar inundações catastróficas', alerta NHC

Harvey perde força e vira tempestade; ameaça de inundações preocupa
Notícias ao Minuto Brasil

22:26 - 26/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Catástrofe

O furacão Harvey perdeu força neste sábado (26) e foi rebaixado para tempestade tropical. Mesmo assim, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o fenômeno ainda ameaça o Texas: "Uma tempestade dessa magnitude vai causar inundações catastróficas", aponta o órgão.

Charles J. Wax, o prefeito de Rockport, primeira cidade atingida pelo furacão, informou mais cedo que uma pessoa morreu durante um incêndio no momento em que a tempestade atingia a cidade. No entanto, ainda não foi divulgado se a vítima morreu como resultado do fenômeno, pontua a "Deutsche Welle". Ainda segundo Wax, pelo menos dez pessoas ficaram levemente feridas.

+ Foto de cachorro carregando saco de ração após furacão viraliza

Os estragos causados pela tempestade foram muitos: pelo menos 300 mil residências ficaram sem eletricidade em todo o estado do Texas; centenas de casas foram danificadas; mais de 4 mil prisioneiros de uma casa de detenção em Houston foram evacuados das unidades por causa do aumento do nível de um rio da região.

O Harvey ainda causa prejuízos na indústria petroleira. A imprensa norte-americana divulgou que 25% da produção do país, que se concentra no Golfo do México, está paralisada. Pelo menos 112 plataformas na costa do Texas foram evacuadas.

O chefe da agência federal de emergências dos Estados Unidos, a Fema, disse que as cidades podem levar anos para se recuperarem da devastação. "Este vai ser um longo e frustrante processo sem precedentes para o Estado do Texas", lamentou à rede "MSNBC" o diretor da Fema, Brock Long.

Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, a principal preocupação ainda é com "as inundações dramáticas" no estado.

Campo obrigatório